O organismo e a mente também dão sinais do transtorno de ansiedade em meio a tarefas do dia a dia. Essa irritação toda decorre do fato de a pessoa não conseguir se concentrar e manter o foco em suas atividades. “Alguém que sofre de ansiedade tem prejuízos importantes na vida funcional, seja porque não consegue se concentrar para executar uma tarefa, dorme mal e vive cansado no dia seguinte ou se irrita facilmente com pessoas e situações, o impedindo de concluir, muitas vezes, suas funções no trabalho ou estudar direito”, diz a psiquiatra Fernanda Ramallo.
A ansiedade pode causar também outros tipos de sintomas que preocupam o paciente, como taquicardia, palpitações, sudorese excessiva, picos na pressão arterial e aperto no peito. É por isso que ele logo procura o pronto-socorro ou emergências pensando que está sofrendo de algum ataque no coração.
“O prejuízo no dia a dia se estende aos familiares, que acabam indo ao pronto-socorro junto do paciente, preocupados com a possibilidade de um infarto ou outra doença grave em curso”, indica a psiquiatra.
Os ansiosos ainda procuram médicos de várias especialidades em busca de uma justificativa para seus sintomas físicos. “Visitas a emergências e cardiologistas são bastante comuns. Por pensarem que estão sofrendo de algum mal cardíaco e com medo da gravidade, acabam solicitando sempre o acompanhamento de alguém nas consultas”, explica Fernanda.
LEIA TAMBÉM
- Veja como a ansiedade atua no cérebro
- Apesar de necessária, ansiedade pode desenvolver transtorno
- Você sabia que a ansiedade é um recurso pré-histórico?
Consultorias: Diógenes Gomes, coach de transformação pessoal e especialista em programação neurolinguística com formação em neurossemântica; Fernanda Ramallo, psiquiatra do Hospital Adventista Silvestre; Marcelo Santiago, coach de alta performance formado pela ABRACOACHING (Associação Brasileira de Coaching), especialista em programação neurolinguística e palestrante motivacional.
Texto: Ricardo Piccinato – Entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador