Entre os amantes do verão, houve um estranhamento quanto a temporada. Desde a chegada da estação, houveram mais dias nublados que dias de sol. Mas, para quem aguardava ansiosamente pela onda de calor, fique feliz, pois ela chegou!
Nesta semana, por exemplo, o Rio de Janeiro marcou 39,2º nos termômetros com sensação térmica que ultrapassou os 50º. De acordo com o Sistema Alerta Rio, essa foi a temperatura mais alta do ano e do verão, até agora.
Mas, se engana quem pensa que essa onda de calor está só no Rio. Outras cidades do Brasil também registraram uma alta nesta semana. Veja a seguir:
- Cuiabá (MT): 35,1ºC
- Florianópolis (SC): 34,8ºC
- São Paulo (SP): 33,4ºC
- João Pessoa (PB): 33ºC
A preocupação toda é que todo esse calor exige cuidado redobrado no que se refere a saúde, já que períodos como esse corroboram para quadros de insolação. Por isso, mais do que nunca, a onda de calor exige um corpo bem hidratado.
É muito comum que se pense apenas no exterior, como cuidados com a pele, quando na verdade, esse cuidado com a pele vem de dentro para fora. Ou seja, começa pela alimentação e principalmente pela ingestão de água.
A quantidade de água recomendada é de, no mínimo, 2 litros por dia. Podendo ser em mais quantidade, variando de pessoa para pessoa.
Outro cuidado para se atentar é quanto à transpiração. O corpo humano possui mecanismos responsáveis por manter a temperatura corporal adequada. Mas em ambientes muito quentes, é possível que o corpo não dê conta sozinho. Sendo assim, vale ficar atento e tomar outras medidas como a ingestão de isotônicos.
Quando suamos muito, como em situações de onda de calor, passamos a perder também eletrólitos (como o sódio e o potássio), que se não forem repostos, podem evoluir para um quadro de insolação e, em casos piores, para a desidratação. Então, mais do que nunca, toda forma de se proteger nesse momento é bem-vinda, viu?
Além de se manter hidratado e de repor eletrólitos, é essencial adotar a outras medidas, como:
- o uso de filtro solar com FPS acima de 50;
- uso de protetor labial com filtro para não queimar os lábios;
- utilizar barreiras físicas ao se expor ao sol (boné, chapéu, óculos de sol e roupas);
- estar em locais com boa circulação de ar;
- evitar a exposição solar em horários próximos do meio-dia;
- se alimentar bem.
Seguindo essas dicas, é possível aproveitar o sol desta temporada sem sofrer as consequências dessa onda de calor!