Connect with us

O que você está procurando?

O intestino desregulado pode resultar em vários problemas para a saúde, como gases em excesso e prisão de ventre. Entenda mais sobre esse assunto!
- Ilustração de um intestino Foto Shutterstock.com

Dicas de como melhorar o funcionamento do intestino

O intestino desregulado pode resultar em vários problemas para a saúde, como gases em excesso e prisão de ventre. Entenda mais sobre esse assunto!

São necessários três fatores para o intestino funcionar regularmente: uma dieta adequada em fibras, água em quantidade suficiente para lubrificar o organismo e a prática regular de atividade física. Caso um desses pilares seja esquecido, não dá outra: o intestino fica preguiçoso e a barriguinha ganha aquele aspecto estufado. “Não existe apenas um alimento que vá solucionar o problema da prisão de ventre, mas sim a adoção de hábitos de vida mais saudáveis”, comenta a nutricionista Ana Paula Murbach.

 

Mãos de mulher, médica, segurando intestino

As fibras  – aliadas à ingestão de água – são fundamentais para a saúde do órgão. Foto Shutterstock.com

 

Quando o assunto são fibras, especialistas recomendam o consumo de 20g a 40g desse nutriente para que a digestão funcione a todo vapor. Para dar conta dessa cota diária, não faltam nos supermercados produtos industrializados acrescidos de fibras sintéticas, como sucos, iogurtes e biscoitos. Há ainda a opção da fibra em pó vendida em sachês, que pode ser acrescentada até em um copo d’água sem maiores problemas. “Quando consumidos com orientação de um profissional qualificado, esses produtos podem contribuir para o tratamento da obstipação. Mas, se a dosagem não for controlada, eles acarretam alguns prejuízos ao corpo”, diz Ana Paula Murbach.

 

Escolha certa

Você pode dar uma boa ajuda ao seu intestino compondo as  refeições com alimentos que estimulem o seu funcionamento e cortando da lista aqueles que atrapalham a digestão. “Produtos ricos em gordura animal e açúcar refinado, bolos, biscoitos, pães, arroz e massas devem ser evitados porque não possuem fibras na sua composição. Substitua-os pelas suas versões integrais”, orienta a nutricionista. Os medicamentos laxativos devem ser evitados a todo o custo, já que o organismo pode se tornar dependente deles para funcionar.

Texto Redação Alto Astral 

Leia também: 

 

Advertisement

Estilo de vida

A caminhada é um exercício físico que não tem contraindicação e só faz bem para a saúde e boa forma. Confira outros motivos para apostar na modalidade!

Moda & Beleza

Confira o truque de make que cria o efeito de escamas através do uso de meia arrastão e arrase na tendência sereismo com essa maquiagem de sereia.

Estilo de vida

Nutricionista explica sobre como os sucos poderosos podem ajudar a reduzir o apetite, dá dicas e ainda ensina duas receitas de suco verde! Confira!

Estilo de vida

Com a ajuda de chás e sucos calmantes, você pode melhorar o seu sono! Confira cinco receitas que te ajudarão a dormir melhor

Estilo de vida

Além de ser saboroso e contribuir para a perda dos quilinhos extras, o gengibre também possui substâncias que atuam no sistema cardiovascular!

Estilo de vida

Estudo ensina nova maneira de ficar livre do arsênio no arroz e evitar problemas derivados dele, como câncer, doenças cardíacas e diminuição do QI

Estilo de vida

Carnaval, folia e diversão! É normal que nessa época as pessoas exagerem na bebida, né? Mas o chá de boldo é um grande aliado contra a ressaca. Confira!

Estilo de vida

Problemas no nariz e na garganta e até aumento do peso podem gerar o barulho desagradável do ronco. Saiba mais sobre o assunto!