A lista de ervas e temperos que trazem benefícios à saúde é extensa. Descubra exemplos de ingredientes que fornecem nutrientes e sabor às suas receitas de forma bem versátil! Sabe aquele alho usado para temperar tantos pratos? E a canela polvilhada em tantas receitas? Eles são muito mais úteis do que apenas para dar mais sabor. Então, confira as vantagens de incluir ervas e especiarias na sua alimentação!
Alecrim
De cheiro e gosto marcantes, o alecrim, além de dar sabor aos pratos, fornece, por meio dos seus nutrientes, muitos benefícios ao organismo. “Popularmente, o alecrim é utilizado para má digestão, asma, bronquite, tosse, reumatismo e problemas cardíacos”, esclarece o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit. A planta ainda estimula a digestão de gorduras, reduz a formação de gases, protege o fígado e alivia cólicas menstruais. Quando se fala em problemas respiratórios, a erva também dá um show. Isso porque atua como expectorante, aliviando a tosse e o muco.
Alho
O grande trunfo do tempero está na alicina, uma substância antioxidante que ajuda a combater o colesterol, evita que as gorduras se instalem nas artérias, o que previne problemas de circulação sanguínea, além da eliminação de toxinas, que prejudicam o organismo.
Canela
Ela tem entre seus principais benefícios o poder termogênico, isto é, ela ajuda a aumentar a temperatura do corpo, o que faz com que o metabolismo acelere e, consequentemente, aumente a queima de calorias do organismo.
Hortelã
Não é à toa que a hortelã (Mentha spicata) é usada como aroma em cremes dentais e balas. Conhecida pelo sabor marcante, a erva é agradável ao paladar e à saúde, pois possui propriedade antisséptica, expectorante, antioxidante e antiviral. Além disso, atua no alívio às dores e inflamações dentárias
Manjericão
Basta incluí-lo ao molho de massas para sentir toda a diferença no sabor. “O manjericão é popularmente utilizado para melhorar a digestão das gorduras, eliminar os gases intestinais, auxiliar nas dores reumáticas e nos problemas respiratórios”, comenta José. Além disso, o consumo da erva auxilia no alívio dos incômodos decorrentes da azia e má digestão.
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria:José Bassit, especialista em medicina complementar e fitoterapia
LEIA TAMBÉM:
- A berinjela ajuda contra o câncer, sabia? Veja como!
- Azeite, vitamina K e licopeno fazem bem ao coração. Confira de que maneira!
- Conheça as principais disfunções sexuais que atingem as mulheres