Com o aumento dos casos de depressão em todo o mundo, a condição psicológica foi considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “o mal do século XXI”. Segundo a entidade, 10% da população mundial enfrenta a doença. Além desses números, vale lembrar ainda das pessoas não-diagnosticadas, ou seja, os dados podem ser ainda maiores.
Por se tratar de uma questão tão incidente na vida moderna, a depressão não ficou apenas no anonimato e acometeu também famosos. Relembre 7 celebridades nacionais e internacionais que falaram publicamente sobre a doença nos últimos anos e que, com seus depoimentos sensíveis, têm ajudado a desmistificar o assunto:
Adele
Em entrevista à Vanity Fair, a cantora contou ter sofrido de depressão pós-parto depois do nascimento de seu filho e também se considerou como alguém propenso a desenvolver a doença.
Fernanda Lima
A musa global sofreu com a doença após ataques do público sobre sua performance como atriz ao ser protagonista da novela Bang Bang, da TV Globo, em 2005. Os telespectadores não perdoaram e atacaram Fernanda com críticas duras que a levaram a desenvolver depressão.
Whindersson Nunes
O humorista fala abertamente sobre sua saúde mental desde quando anunciou estar com depressão, em 2019. Whindersson conta ainda, em entrevistas, sobre o impacto da fama e do trabalho na doença.
Demi Lovato
Famosa desde a infância, a cantora precisou lidar com a depressão muito cedo. Além disso, Demi já foi internada por dependência e overdose ao abusar de substâncias, e tratou questões como bulimia e automutilação. Apesar das dificuldades, a estrela continua firme em seu trabalho e colocando suas emoções e histórias nas canções.
Paula Fernandes
A sertaneja aproveitou a campanha Setembro Amarelo para falar sobre a importância de tratar e desabafar ao ter depressão. Ela também relembrou os momentos em que enfrentou a doença e contou que foi levada pela mãe ao psiquiatra. Hoje, a cantora está curada!
Padre Marcelo Rossi
Há alguns anos, Padre Marcelo surgiu irreconhecível diante do público. Magro e abatido, o sacerdote contou o motivo da aparência: depressão. Desde a cura, no entanto, ele fala abertamente sobre a doença, como a enfrentou e o impacto dos sintomas em sua vida.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Padre Marcelo Rossi (@padremarcelorossi)
Heloísa Perrisé
Em uma conversa honesta com Pedro Bial, no programa Conversa com Bial, da TV Globo, a comediante assumiu conviver com a depressão e falou sobre a doença de forma franca e necessária. Além disso, Heloísa reforçou a importância de ninguém precisar sentir vergonha ao falar sobre antidepressivos, tampouco de usá-los, pois eles são fundamentais para a melhora do quadro.