As consequências da depressão na saúde se apresentam na estrutura física e química do organismo. Esse processo se reflete de maneira drástica na mente do indivíduo, que passa a ser induzido a perspectivas extremamente negativas e prejudiciais ao seu estado psicológico. Diversos estudos têm apontado os pensamentos que permeiam a cabeça de uma pessoa depressiva, e vale sempre ressaltar que eles vão muito além da sensação de tristeza.
Sentimento de culpa
É comum que o quadro depressivo passe despercebido aos olhos de quem está próximo. Muitas vezes, o paciente não transpassa seus sentimentos, contudo, o quadro depressivo pode o levar a pensar que não existem razões para levar a vida adiante.
A mente de alguém com depressão, quando afetada pela falta de panoramas positivos, trabalha em um constante ciclo de culpa. Se algo dá errado, é comum que se atribua a razão daquela decepção inteiramente a si, sendo corriqueiros pensamentos como: “nada do que eu faço dá certo”, ou o sentimento constante de fracasso.
Vida cinza, literalmente
Pesquisadores da Universidade de Friburgo, na Alemanha, descobriram uma relação entre a depressão e a percepção das cores. Após analisar as respostas elétricas da retina de 80 pessoas – das quais 40 conviviam com quadros de depressão –, o estudo publicado na Biological Psychiatry apresentou que os portadores do transtorno eram afetados de maneira limitada pelos contrastes. Essa limitação prejudica a contraposição entre o branco e o preto, fazendo com que os depressivos realmente enxerguem o mundo em tons mais acinzentados.
LEIA TAMBÉM
- Depressão e ioga são técnicas indicadas para controlar a ansiedade
- Fatores genéticos e ambientais são as principais causas da depressão
- Depressão: confira mitos e verdades sobre a doença
Consultorias: Cristiane Vilaça, psicanalista; Luciana Kotaka, psicóloga e hipnoterapeuta.
Texto: Angelo Matilha Cherubini/Colaborador – Entrevista: Augusto Biason/Colaborador e Ricardo Piccinato – Edição: Augusto Biason/Colaborador