A goji berry é uma fruta originária do Sul da Ásia. Sua forma in natura é encontrada principalmente em locais como China, Índia, Tibete e Montanhas do Himalaia. Nos Estados Unidos, é encontrado o suco da fruta fresca, que pode ser utilizado no lugar de outro suco de frutas. No Brasil, ela chega em sua forma desidratada ou em extrato, vendido em cápsulas ou pó. Veja como ganhar mais saúde consumindo a fruta da melhor maneira possível!
Formas de consumo
A forma in natura é sempre a mais aconselhada para o consumo. Porém, como é difícil encontrá-la assim no Brasil, a desidratada é a melhor opção, pois tem todas as suas propriedades preservadas. O bom é que a goji berry, em seus diferentes estados, não apresenta perda de nutrientes. Consuma de 1 a 2 colheres (sopa) por dia (15g a 30g) da fruta desidratada. Pode ser incluída no lugar de outra fruta, preferencialmente pela manhã ou antes dos exercícios.
Misture com outras frutas, assim como a iogurtes, cereais, saladas, vitaminas e sucos. Seu sabor é levemente amargo e se consumida assim, pode ser mais saborosa. Evite adicionar açúcar. “Optando pela forma desidratada, é interessante que a pessoa consuma juntamente com um líquido para hidratar as fibras e potencializar as propriedades benéficas”, comenta a nutricionista Carolina Paz.
Alerta!
A goji berry, em qualquer de suas formas, só não é indicada para crianças, gestantes e lactantes pela falta de estudos de segurança nesses indivíduos. Não deve ser consumida também por pessoas que tomam remédio para trombose (anticoagulantes), controle de pressão e de glicemia, porque pode inibir a ação desses medicamentos.
LEIA TAMBÉM
- Aproveite as cascas das frutas e ganhe saúde!
- 3 frutas que ajudam a perder peso e são muito saborosas
- Os benefícios que o cacau traz para o organismo