A couve é a peça-chave de uma dieta detox, que tem o objetivo de promover uma verdadeira faxina no organismo, ajudando a emagrecer de forma saudável e natural. “Os alimentos dessa dieta são leves, nutritivos e permitem manter a energia em alta, o que ajuda na prática de atividades físicas. O emagrecimento ocorre como consequência do processo de limpeza orgânica”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.
Como a dieta detox ajuda a acelerar o metabolismo, há um aumento do gasto calórico, fazendo com que o corpo responda mais rápido à proposta. Além disso, o intestino e os rins funcionam melhor, o que também contribui para a perda de peso. Mas você sabia que para turbinar ainda mais o poder da verdura é possível aliá-la a alguns alimentos que potencializam essa ação?
Couve com frutas
Não faltam opções para acrescentar no suco de couve e na salada, sem contar que consumir frutas agrada ao paladar e, de quebra, beneficia a saúde. “O abacaxi é rico em vitamina C, que aumenta a absorção do ferro contido na couve, e em bromelina, uma enzima que auxilia a digestão, além de ser fonte de fibras”, esclarece a nutricionista Heloisa Teves Scattini.
A maçã também é rica em fibras do tipo solúvel, que retêm parte das gorduras e dos açúcares ingeridos, eliminando-os com mais facilidade. “A laranja e o limão são combinações clássicas para a couve. São ricos em vitamina C, que melhora o sistema imunológico e acelera o processo de detoxificação”, completa a nutricionista.
Couve com sementes
“Além de conterem fibras, são importantes fontes de ômega-3, uma gordura anti-inflamatória que melhora a memória e a circulação, previne doenças cardiovasculares e auxilia na perda de peso”, descreve Heloisa. E os benefícios não acabam por aí: o ômega-3 da chia, as fibras da couve e a vitamina C da laranja são uma equipe eficiente no controle do colesterol.
Couve com brotos
Embora não seja tão comum, é possível misturar a couve com alimentos como alfafa, bambu e girassol. Em alguns casos, o sabor pode não sofrer alterações, mas os benefícios certamente são potencializados. “Os brotos são ricos em vitaminas, minerais e poderosos antioxidantes, protegendo as células de várias doenças. Também facilitam a digestão e têm baixo valor calórico, podendo ser consumidos à vontade”, indica Heloisa.
Consultoria Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga; Heloisa Teves Scattini, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
- Confira 8 verduras que melhoram a saúde cardiovascular
- Por que legumes e verduras não podem faltar na dieta?
- Aprenda a fazer uma omelete de verdura