Ano novo, vida nova e cardápio novo! É isso mesmo: chegou a hora de fazer escolhas alimentares mais saudáveis, afinal, o que comemos impacta diretamente em nossa saúde. Principalmente após a comilança das festas, nosso corpo pede por detox, cuidados e hábitos melhores. Vamos nessa, então? Com essas 8 dicas você entenderá de uma vez por todas que uma alimentação pode ser equilibrada e rápida, sim! Veja só:
Partiu planejar?
A falta de tempo costuma ser um dos maiores fatores para as pessoas não conseguirem se alimentar bem, né? Mas isso pode mudar com um planejamento alimentar! Em vez de deixar para pensar e preparar a refeição na hora de comer, opte por adiantar esse processo já planejando as refeições, escolhendo receitas, separando os ingredientes e até mesmo facilitando o preparo como, por exemplo, deixando os alimentos já cozidos, cortados e descascados. Ah, vale também pensar em marmitas, viu? Você cozinha um dia e tem comida para a semana toda!
Deixe os grãos de molho
Vai cozinhar leguminosas como feijão, grão-de-bico ou soja? Então, deixe-os de molho no dia anterior, assim o cozimento será mais rápido e você poupará tempo! Além disso, esse método também ajuda a diminuir fatores antinutricionais que impedem a absorção de nutrientes excelentes para o organismo.
Comprou, lavou!
Durante a pandemia da Covid-19, adquirimos o hábito de higienizar todas as nossas compras antes de guardá-las no armário e o mesmo deve valer para os alimentos. Não deixe para lavar frutas, verduras e legumes apenas antes de prepará-los, já lave logo quando comprar e guarde tudo higienizado. Na hora de preparar é só usar! Dica: se puder já picá-los, poupará ainda mais tempo depois, viu?!
Micro-ondas é o rei da praticidade
Você sabia que alguns cozimentos dispensam o fogão e podem ser feitos diretamente no micro-ondas? Além de não sujar panelas, o processo será bem mais rápido. Mas certifique-se de usar um recipiente específico para isso, ok? E use luvas térmicas!
Assados são realmente melhores que as frituras
Já sabemos que alimentos assados são mais saudáveis do que os fritos, né? Porém, essa não é a única vantagem: enquanto a fritura costuma sujar com respingos de óleo e requer um preparo mais atento, os assados não fazem sujeira e permitem que você vá adiantando outras tarefas enquanto eles estão no forno. Isso vale tanto para carnes, quanto para vegetais.
Escolhendo a proteína certa
Se você não abre mão da carne, investir nos cortes ideais pode facilitar preparo e cozimento, uma vez que a textura da proteína é mais suave. Aposte em filé de frango ou de peixes, como pescada e merluza.
Otimizando tempo com "pré-paros"
Isso mesmo, pré-parar! Ou seja, já deixar tudo mais adiantado para o preparo. E como fazer isso? Cozinhe, corte e congele! Essa técnica vale, por exemplo, para o frango desfiado que pode virar recheio para panquecas ou tortas, para vegetais que poderão ir do freezer para a panela diretamente, e até mesmo para as frutas que picadinhas já estão boas para fazer uma vitamina no liquidificador.
Sanduíche também é comida
Se realmente não rolou fazer aquele prato colorido de comida caseira, vale apostar em um sanduíche, sim! Além de práticos, esses lanches são bastante equilibrados quando recheados da maneira certa. Por isso, comece escolhendo a sua fonte de proteína entre filé de frango, atum, ovo ou patê de grão-de-bico, por exemplo. Depois, adicione verduras e legumes a gosto para deixá-lo bastante nutritivo! Ah, prefira os pães integrais, ok?
Fonte: especialistas em nutrição da Ajinomoto.