Após duas semanas de feriado prolongado, não houve alimentação saudável que passasse ilesa, viu? Principalmente porque, esses dois feriados eram especialmente regados de alimentos especiais como a Páscoa e o Carnaval. Então se você precisa de dicas para emagrecer após esse período, você chegou ao local certo!
Separamos 6 informações importantes com a nutróloga Marianna Magri Real para quem quer voltar a perder peso com foco total. Confira a seguir:
1. Volte para sua rotina
Se você já possui um acompanhamento médico ou uma dieta especificada por especialista, volte a segui-la assim que possível. De acordo com a nutróloga, “o ideal é sempre manter o máximo possível da semelhança da rotina de casa com os dias de festa, seja na alimentação, ou suplementação e treinos, mas se você saiu totalmente da rotina, voltar o quanto antes, será melhor.”
2. Regule sua ingestão de água
Outra dica para emagrecer que não deve ser deixada de lado é justamente a ingestão de água. Isso porque, em períodos de feriado prolongado, é normal dar aquela exagerada no consumo de bebidas alcoólicas. O problema é que o álcool desidrata o corpo e o cérebro.
Nesse sentido, quanto mais você beber água (dentro daquilo que é recomendado para o corpo, é claro), melhor. Então, não deixe de se hidratar, viu?
3. Aposte em alimentos naturais
Para voltar com foco total nas atividades físicas e na alimentação saudável, o ideal é abusar de alimentos frescos e naturais como legumes, verduras e frutas. “Evite industrializados e alimentos processados. Essa é uma dica para seguir sempre, mas agora é especialmente importante.” alerta Marianna Magri Real.
4. Dê um detox no organismo
Depois de duas semanas com o "pé na jaca", chegou a hora de dar aquela hora de desintoxicar o seu corpo. Entre as bebidas com propriedades importantes para esse passo, estão: chás, kombucha e temperos naturais ajudam pela ação anti-inflamatória, diurética, digestiva e alguns otimizam o metabolismo.
Há também o chá de cavalinha, carqueja, laranja-amarga e gengibre. Além de temperos como cúrcuma, alecrim, orégano. Use sua criatividade e varie nas ervas e complementos, pois todos tem propriedades benéficas.
5. Controle sua fome
Marianna explica que quando passamos alguns dias comendo de forma inadequada e irregular a fome pode aumentar. Para controlar a fome, aumentar o consumo de fibras, proteínas e gorduras de qualidade é interessante.
As fibras podem ser encontradas em vegetais, verduras e frutas. Outros alimentos como abacate, coco e castanhas, possuem gorduras de qualidade. Proteínas como peixes, frango e leguminosas para vegetarianos pode ser uma boa pedida também.
6. Não deixe a alimentação saudável de lado!
Por último, mas não menos importante: mantenha uma rotina saudável sempre! Se você recomeça sua dieta no pós-festa e logo na primeira semana tem refeições “não-saudáveis” pode ser mais difícil aderir à alimentação saudável por muito tempo.
“Pense que quando ativamos o nosso paladar com alimentos muito doces, artificiais e com gorduras super processadas (os chamados alimentos mais palatáveis) é mais difícil no dia seguinte ter prazer em comer alimentos frescos e naturais, que não tem todos esses temperos e estimulantes artificiais para nossas papilas gustativas. Volte a rotina e adapte seu paladar a sentir o gosto real dos alimentos.” finaliza a nutróloga.
Fonte: Marianna Magri Real, médica nutróloga do Hospital Albert Einstein.