Já ouviu falar na frase “corpo de verão se constrói no inverno”? Pois é! A estação mais fria do ano é famosa por ajudar as pessoas a emagrecer já que o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Contudo, neste mesmo período, é comum que diversos praticantes de atividades físicas desistam dos treinos por conta do frio.
Seja de manhã, de tarde ou de noite, a queda de temperatura acaba refletindo em diversos comportamentos. Fica mais difícil de levantar da cama, o corpo fica mais rígido, e sair de casa então, nem se fala... Mas, você sabia que manter o corpo ativo ajuda a lidar com o frio e até a evitar certas doenças?
Quem explica tudo isso é Dayane Giacomazzi, que atua como personal trainer. “Existem diversos benefícios em praticar exercícios físicos, os principais são: prevenir doenças cardiovasculares, ajudar a reduzir o estresse, fortalecer o sistema imune, atuar no combate à elevação do colesterol, da diabetes e da obesidade”, destaca a especialista.
Agora se você faz parte do time de pessoas que sente dificuldade de praticar atividades físicas em dias mais gelados, veja as dicas listadas pela personal trainer. Quem sabe, elas não te ajudam a vencer o inverno e a manter a constância! Confira:
1. Faça um aquecimento
Antes de começar qualquer atividade física, é muito importante que o seu corpo esteja aquecido. “Como nosso corpo está em uma temperatura mais baixa e nossos músculos contraídos, os exercícios de aquecimento irão promover um aumento da circulação sanguínea e, consequentemente, da temperatura corporal”, explica Dayane.
A prática vai te ajudar a ficar pronta para receber cargas e intensidades maiores durante o treino de musculação, prevenindo lesões ou sobrecargas nos músculos. Quanto ao tempo de aquecimento, não existe um período recomendado, o ideal é sempre aquecer o corpo até senti-lo mais solto, tudo bem?
2. Encontre algo que você goste de fazer
E isso faz toda a diferença na hora de praticar suas atividades físicas! Até porque, nada melhor do que se sentir motivado fazendo algo que você adora. Por isso, vale a pena usar o período como um teste para esportes e atividades até você encontrar uma para chamar de sua. Às vezes, a musculação pode não ser tão legal para você, no entanto, uma aula de dança pode ajudar você a manter a energia lá em cima. Experimente!
3. Tente atividades físicas em grupo
“Todo ser humano precisa daquele estímulo externo, daquele empurrãozinho. É aí que entra o poder do coletivo! Quando estamos em um grupo que está focado em atingir metas parecidas, temos um estímulo a mais, vemos a troca de experiências, o apoio pra não desistir e isso é fantástico”, explica a personal trainer. Por isso, você pode apostar em lutas, crossfit, beach tennis e futevôlei, ou outras atividades coletivas para se sentir mais animado de se mexer durante o inverno.
4. Não se esqueça de beber água
E essa dica vale principalmente no inverno, viu? Em dias mais gelados, temos a impressão de que perdemos menos líquido — afinal, suamos menos — e isso acaba resultando em uma menor ingestão de água.
Porém, o corpo precisa se manter hidratado antes, durante e depois das atividades físicas. Isso vai melhorar a oxigenação, energia, disposição e rendimento para treinar. “Nos dias de pausa, aqueles que não vamos treinar, é ainda mais importante lembrar de tomar água!”, reforça Dayane. Então, trate de beber água!
5. Crie metas alcançáveis (e saudáveis)
“Metas pequenas podem ajudar estimular e a mostrar resultados alcançáveis, o que traz muitas vitórias e consequentemente não nos deixa desistir”, finaliza a personal. Por isso, que tal começar aos poucos, com metas palpáveis e saudáveis para o seu próprio corpo?
Desse jeito, a atividade física — independentemente de qual seja a sua favorita — pode se tornar uma aliada para a saúde do seu corpo e da sua mente nos dias mais frios.
Fonte: Dayane Giacomazzi, personal trainer associada ao Gympass.