Para preparar e provar deliciosas sopas nutritivas não é necessário esperar o frio chegar. Devido à grande variedade de ingredientes que podem ser utilizados na receitas desses pratos, o seu potencial fortificante garante refeições com muito sabor e recheados de saúde.
E as variedades são muitas: caldos, canjas e sopas de diversos tipos, com legumes, carnes ou tudo misturado. Ficou curiosa e quer descobrir as vantagens que elas oferecem ao organismo? Então, tira a panela do armário e aproveite para aprender se deliciar com essas opções.
Saboreie algumas das melhores sopas nutritivas
1. Sopa de batata-doce com abóbora
Não há como negar que a batata-doce é uma das leguminosas mais nutritivas para se ter no prato. Além de ser rica em fibras, reduzindo o colesterol e melhorando a digestão, também possui ferro, vitamina E, C e A e potássio.
Ingredientes:
- 600g de batata-doce em cubos
- 2 litros de água
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 300g de abóbora em cubos
- Azeite para regar
Modo de preparo:
Cozinhe a batata-doce em água e sal, escorra e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Junte a abóbora e a água e cozinhe até amaciar. Deixe amornar e bata a abóbora com a água do cozimento e os temperos e metade da batata reservada. Transfira para uma panela e aqueça até levantar fervura. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Transfira para uma sopeira ou bowls, espalhe a batata em cubos restante, polvilhe com cheiro-verde, regue com azeite e sirva.
2. Sopa de beterraba
Para deixar a lista de sopas nutritivas bem mais colorida, que tal acrescentar uma beterraba? A raiz é rica em rica proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Auxiliando na diminuição da anemia, pressão alta, previne câncer, problemas no fígado e nos pulmões, e melhora a visão.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 cebola média picada
- 3 beterrabas sem casca picadas (500g)
- 1,5 litro + 1/2 colher (sopa) de água
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) de açúcar
- 2 sachês de Tempero em pó SAZÓN® Amarelo
- 2 e 1/2 colheres (chá) de AJI-SAL®
- 1/2 colher (sopa) de maisena
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 4 minutos ou até ficar transparente. Acrescente a beterraba, 1,5 litro de água, o suco de limão, o açúcar e o Tempero SAZÓN® e deixe cozinhar por 15 minutos após o início da pressão. Transfira para o copo do liquidificador e bata até que fique homogêneo. Volte ao fogo alto, em uma panela, adicione o AJI-SAL® e a maisena já dissolvida na água restante, e cozinhe, mexendo sempre, por 1 minuto ou até encorpar. Sirva em seguida.
3. Canja especial
Tomar uma canja quente realmente ajuda a melhorar os sintomas da gripe. E isso graças a uma substância chamada cisteína, presente na carne de frango, que auxilia na diluição do muco no organismo.
Ingredientes:
- 1 peito de frango sem pele
- 2,5 litros de água
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho
- 2 tomates picados
- 150g de vagem picada
- 2 batatas em cubos
- 1 cenoura em rodelas
- 1 lata de milho escorrido
- 1 xícara (chá) de arroz branco cru
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Queijo parmesão ralado
- Cebolinha picada para polvilhar
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, coloque o frango, a água e o caldo de galinha. Tampe, leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos após começar a chiar. Desligue, deixe esfriar, retire o frango da panela e desfie, reservando a água do cozimento. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate e refogue por mais 3 minutos. Junte a água do cozimento reservada e assim que levantar fervura, acrescente a vagem, a batata, a cenoura, a ervilha e o milho e cozinhe por 3 minutos. Coloque o arroz e o frango desfiado, tempere com sal e pimenta e cozinhe com a panela semi aberta até amaciar o arroz e os legumes. Transfira para uma sopeira, polvilhe com queijo parmesão e cebolinha para servir.
4. Caldo cremoso de feijão gordo
O feijão é um dos alimentos de maior nível de ferro na sua composição. Por isso, é largamente recomendado para casos de anemia. Graças as suas vitaminas e sais minerais, também colabora no funcionamento intestinal, reduzindo a absorção de colesterol e glicose.
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de feijão-preto
- 2 folhas de louro
- 2,5 litros de água
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 200g de bacon em cubos
- 1 gomo de linguiça calabresa em cubos
- 1 gomo de paio em cubos
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 2 cenouras em cubos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 xícaras (chá) de macarrão tipo padre-nosso
- Cebolinha picada para polvilhar
Modo de preparo:
Coloque o feijão e o louro em uma panela de pressão, cubra com a água e tampe. Cozinhe por 20 minutos, em fogo baixo, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Bata com cuidado metade do feijão com um pouco do caldo do cozimento no liquidificador, volte para a panela com o feijão e o caldo restantes e reserve. Aqueça outra panela com o óleo, em fogo médio, e frite o bacon, a calabresa e o paio por 3 minutos. Adicione o alho, a cebola e refogue até dourar. Adicione o feijão reservado, a cenoura, sal, pimenta e, se necessário, adicione mais água para cozinhar a cenoura. Acrescente o macarrão e cozinhe até o macarrão e a cenoura amaciarem. Polvilhe com cebolinha e sirva.
5. Sopa de legumes enriquecida
A palavra aqui é diversidade. Para obter sopas nutritivas de verdade, suculentas e coloridas, aposte na variedade de legumes. Beterraba, cenoura, batata, brócolis, chuchu, abobrinha, tomate, pimentão, mandioca, lentilha, ervilha… A lista é enorme.
Ingredientes:
- 2 espigas de milho
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 tomates picados
- 1 cenoura em rodelas
- 2 batatas em cubos
- 1 abobrinha italiana em cubos
- 1 mandioquinha em cubos
- 1 chuchu em cubos
- 200g de vagem picada
- 2 litros de água
- 1 cubo de caldo de legumes
- 1/2 xícara (chá) de salsa picada
- Sal a gosto
- Queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de preparo:
Passe uma faca nas espigas de milho, retirando os grãos e reserve. Aqueça uma panela grande com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola e o alho até murchar. Adicione todos os legumes inclusive os grãos de milho reservados, a água e o caldo de legumes e cozinhe até que os legumes estejam macios. Adicione a salsa, tempere com sal e cozinhe por mais 3 minutos. Sirva em seguida polvilhado com parmesão.
6. Sopa de abóbora com gorgonzola no pão italiano
Acredite se quiser, mas a abóbora concentra toda a necessidade diária de vitamina A do nosso organismo. Além de contar com vitamina C e E, que colaboram para o funcionamento do organismo. Óbvio que é uma das sopas nutritivas que deve entrar no seu cardápio.
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 1/2 abóbora moranga picada
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 caixa de creme de leite
- 2 xícaras (chá) de cream cheese
- 150g de queijo gorgonzola picado
- Sal e noz-moscada a gosto
- 1 pão italiano redondo
- Cebolinha e queijo parmesão para polvilhar
Modo de preparo:
Aqueça uma panela com a manteiga e refogue a cebola e a abóbora por 2 minutos. Adicione a água e cozinhe por 10 minutos ou até a abóbora amaciar. Desligue e deixe esfriar. Despeje no liquidificador, adicione o creme de leite e o cream cheese e bata até formar um creme. Despeje em uma panela e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o gorgonzola, tempere com sal e noz-moscada e cozinhe até ferver. Abra uma tampa no meio do pão, faça uma cavidade no meio e coloque a sopa dentro. Polvilhe com cebolinha e parmesão e sirva.
7. Caldo verde cremoso
Linguiça, batata e couve: o trio é a base de uma das sopas nutritivas mais saborosas sopa tão saborosa. O legume contém potássio, que auxilia o controle da pressão alta. Já fibras, também presente no caldo verde, ajudam na digestão e no trabalho do intestino.
Ingredientes:
- 6 batatas médias
- 2 litros de água
- 1/2 maço de couve em tiras
- 250g de calabresa
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas com o caldo e a água, quando estiver cozida, passe no liquidificador e reserve. Em uma panela, corte em cubos a calabresa, acrescente o óleo e leve ao fogo até dourar. Adicione a cebola, o alho e a pimenta a gosto e misture com a calabresa. Junte, aos poucos, o creme de batata, mexendo para não grudar. Coloque a couve, mexa por mais 5 minutos. Sirva acompanhada de torradas.
Leia também: