Fazer uma manteiga aromatizada em casa é uma opção deliciosa e barata para acompanhar petiscos, torradas, pães, saladas, carnes assadas e no preparo de refogados. Confira algumas dicas para fazer essa delícia caseira e inovar na hora de servir a comida!
- Deixe a manteiga ou margarina em temperatura ambiente até ficar em ponto de pomada – utilize 1 tablete de 200g para começar.
- Escolha e pique as ervas, especiarias e temperos de sua preferência para usar na receita. Vale tudo: manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha, alho, orégano, pimenta, sal, mostarda…
- Algumas combinações incríveis são alho amassado e salsinha picada, manjericão, tomate seco e queijo parmesão ralado ou pimenta dedo-de-moça picada sem sementes com coentro e raspas de limão siciliano.
- Se utilizar alguma erva, como manjericão, coentro ou alecrim, vale refogá-la no azeite até murchar antes de misturar, para que a manteiga aromatizada fique com um sabor ainda mais marcante.
SAIBA MAIS
Mais que um tempero: conheça os benefícios do alho-poró na saúde!
Horta em casa: aprenda a cultivar temperos!
- Misture todos os seus temperos com a manteiga amolecida usando um garfo ou mixer.
- Coloque a mistura na lateral de uma folha grande de filme plástico e, com a ajuda do plástico, vá enrolando e modelando a manteiga como um rocambole, até cobri-la totalmente e deixá-la no formato de um cilindro, prendendo e torcendo as duas pontas para fechar.
- Se preferir, após misturar tudo, coloque em ramequins ou potes com tampa para servir.
- Leve à geladeira ou ao congelador até ficar firme antes de servir.
- Mantenha a manteiga aromatizada na geladeira por até 1 semana ou no congelador por até 3 meses. Retire um pouco antes de usar.
Texto: Nathalia Boni