Aliado a uma alimentação equilibrada, o chá verde pode auxiliar no emagrecimento, aliviar o estresse, prevenir problemas cardíacos e combater o envelhecimento. Além de vários benefícios, pode ser usado em diferentes receitas na cozinha.
A erva auxilia na diminuição de retenção de líquidos, podendo ter efeito diurético e laxante. Também contém xantina e cafeína, substâncias químicas que aceleram o metabolismo, ajudando com o inchaço corporal e queima de gordura. Por ter essa composição, é tido como um estimulante natural, aumentando a disposição física para as atividades do dia a dia.
Se você é fã do chá verde, separamos algumas para você testar!
Arroz com chá verde
Ingredientes
-
- 1 colher (sopa) de óleo ou azeite
- 3 colheres (sopa) de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 xícara (chá) de arroz cru lavado e seco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 xícaras (chá) de chá verde coado
- 1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de preparo: Aqueça uma panela com o óleo e refogue a cebola e o alho por 5 minutos ou até dourar levemente. Acrescente o arroz e frite por 2 minutos. Tempere com sal e pimenta e despeje o chá. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe com a tampa semitampada até secar todo o líquido. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Solte com um garfo e misture a salsa. Sirva em seguida.
Filé de peixe com molho de chá verde
Ingredientes:
-
- 6 filés de peixe (pescada, tilápia, linguado, etc.)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Farinha de trigo e manjericão fresco para polvilhar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de cebola picada
- 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de chá verde coado
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
Modo de preparo: Em uma tigela, tempere os filés com sal, pimenta e polvilhe com farinha de trigo. Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça a manteiga e frite os filés até dourar. Retire e reserve. Adicione a cebola na mesma frigideira e refogue até murchar. Acrescente a farinha e frite por 2 minutos. Junte o chá verde misturado com o suco de limão, aos poucos, e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Regue os filés e polvilhe com manjericão. Sirva.
Muffin de chá verde com aveia
Ingredientes:
-
- 2 ovos
- 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
- 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 1 xícara (chá) de chá verde pronto
- 1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de farelo de aveia
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
- Margarina e farinha de trigo para untar
- Açúcar e canela em pó para polvilhar
Modo de preparo: Em uma tigela, misture os ovos, os açúcares, a manteiga e o chá verde. Adicione a farinha, o farelo de aveia, a canela e o fermento e misture bem até formar uma massa homogênea. Transfira para forminhas pequenas forradas com forminhas de papel e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até firmar e dourar levemente. Retire, deixe esfriar, polvilhe com açúcar e canela e sirva.
Mousse de chá verde
Ingredientes:
-
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor verde
- 1 xícara (chá) de chá verde coado
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite gelado sem soro
- 1 colher (sopa) de casca de limão ralada
- 2 claras
- 2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo: Em uma panela, misture a gelatina com o chá e deixe hidratar por 5 minutos. Em uma panela, leve ao fogo baixo para dissolver, sem deixar ferver. Transfira para uma vasilha, adicione o leite condensado, o creme de leite e as raspas e misture com uma colher. Na batedeira, bata as claras em neve e adicione o açúcar, aos poucos, batendo até formar um suspiro. Misture delicadamente ao creme anterior e despeje em taças. Leve à geladeira por 2 horas ou até firmar.
Contra indicação
“Mulheres em período de amamentação, pessoas que sofrem de nefrites, hipertensão, glaucoma ou que fazem uso de medicamentos psiquiátricos não devem tomar o chá verde”, orienta Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta.
Para o preparo da bebida, não é indicado ferver erva, já que a alta temperatura destrói suas propriedades terapêuticas. O ideal é o chá morno ou gelado.