Assim como o pão, o bolo é uma receita cheia de possibilidades. Você pode fazê-lo cremoso, fofinho, com caldas, coberturas, recheios e, principalmente, variar todos seus ingredientes, fazendo diversas substituições. Quando queremos melhorar o valor nutricional de uma receita – e isso não quer dizer que vamos apenas diminuir as calorias –, algumas trocas fazem a diferença e deixam a receita do seu bolo mais saudável. Com os ingredientes certos, você acaba consumindo mais fibras, frutas, proteínas e menos gorduras “ruins”. As próximas dicas são para bolos, mas você pode utilizar em qualquer receita, principalmente em pães, massas e tortas.
Farinha de trigo
As farinhas de trigo brancas e refinadas que utilizamos todos os dias passam por processos que removem a casca dos cereais, perdendo assim grande quantidade de suas fibras e outros nutrientes. Que tal substituir uma parte por farinha integral? Comece trocando metade do que pede a receita, já que a versão integral é mais pesada e pode fazer com que o bolo não cresça o suficiente. A aveia, a quinoa, a fécula de batata e o amido de milho (que não contém glúten), a farinha de espelta e a de soja são ótimas opções para substituir parte da farinha de trigo nas receitas de bolo.
Açúcar
Assim como a farinha, ao ser refinado o açúcar também perde nutrientes e torna-se uma caloria vazia. – Você pode substitui-lo por açúcar mascavo, que é escuro, úmido e mais saboroso que o refinado, mas também menos doce. Troque metade do açúcar comum por açúcar mascavo e a outra metade por açúcar – orgânico ou demerara – que ainda garantem uma maior caramelização, formando aquela casquinha crocante no bolo. Se quiser, utilize mel, mas atenção: para cada xícara (chá) de outro açúcar, utilize 1/3 de xícara (chá) de mel. As frutas secas, como damascos, tâmaras e passas também são ótimas opções para dar um sabor diferente à massa e adoçar seu bolo de maneira mais natural, garantindo mais nutrientes. Bolos de aveia e passas rendem uma deliciosa combinação!
Gordura
Nunca utilize manteiga ou margarina em seus bolos. Prefira sempre usar óleos vegetais, como os de soja, de canola, de girassol ou de milho, que são mais saudáveis. Quanto aos ovos, abuse das claras batidas em neve, que são ricas em proteínas, contêm pouca gordura e adicionam ar à massa, deixando os bolos mais fofos e macios. Se desejar, acrescente uma clara a mais do que a quantidade de gemas pedida na receita, mas não retire ou diminua as gemas, pois, além de não fazerem a massa crescer direito, não vão gerar grande diferença em questão de gorduras ou calorias ao dividir um bolo grande em vários pedaços.
SAIBA MAIS
Bolo de cenoura light
Bolo de fubá com coco
Mais fibras
Para garantir uma dose maior de fibras ao seu bolo, acrescente sementes de girassol, de gergelim e de linhaça à massa. Você pode processá-las no liquidificador ou simplesmente quebrá-las, assim aproveita ainda mais seus benefícios. Aquele bolo do lanche da tarde se transforma em uma fonte de nutrientes que vai manter todos saciados por muito mais tempo.
Bolo de chocolate
Substitua o chocolate em pó e o achocolatado das receitas de bolos de chocolate por cacau em pó 100%, que, além de ser mais saudável e conter menos ingredientes industrializados, deixa a receita com um sabor ainda mais intenso de chocolate. Mas, nesse caso, utilize só metade da quantidade de cacau e adicione mais 1/2 xícara (chá) de açúcar à sua receita para não ficar muito forte.
Toque final
As frutas ajudam a dar um toque especial, de cor e de sabor ao seu bolo, então abuse! Pode ser em forma de purê ou geleia, – picadas no meio da massa, embaixo ou sobre a massa. Utilize morangos, frutas vermelhas, cerejas, uvas, bananas, maçãs ou o que sua imaginação e despensa permitirem. Experimente cozinhar as frutas – com um pouco de água até formar uma geleia e utilize para cobrir ou rechear o bolo, já que, depois de cozidas, as frutas realçam ainda mais seu sabor doce.
Texto: Nathalia Boni