Quantas vezes você usou o creme de leite ao preparar uma receita? Ele é um ingrediente especial que realmente faz a diferença no resultado final, seja no preparo de pratos doces ou salgados. O estrogonofe, por exemplo, não existe sem ele. O chantilly também não. Mas você sabe qual o melhor tipo para fazer molhos, coberturas ou doces? E qual a diferença entre creme de leite fresco, de caixinha ou de lata? Para obter o sabor desejado, saiba usar cada um deles.
De caixinha
Ele é esterilizado através de um processo rápido e de alta temperatura, mais conhecido como UHT. Por isso, ele tem a cor clara e é homogêneo, pois são adicionados estabilizantes que evitam a separação do soro. Tem cerca de 20% de gordura e é utilizado para fazer musses, ganaches e cremes. Não pode ser fervido para não talhar.
De lata
Sua esterilização é mais lenta, por isso tem o aspecto menos homogêneo e mais escuro que o da caixinha. Também tem cerca de 20% de gordura e permite a separação do soro. É utilizado em pratos que exigem um resultado mais firme, como pavês e tortas doces. Também não pode ser fervido para não talhar.
Bolo de creme de leite
Alimentos integrais ou refinados: qual a melhor opção?
20 dicas para facilitar sua vida na cozinha!
Light
Ele pode ser encontrado em lata ou em caixinha e tem entre 15% a 25% menos gordura em comparação com o creme de leite normal. Essa versão pode substituir o creme em qualquer preparo, mas por oferecer menos gordura, a receita fica menos consistente.
Creme de leite fresco
Ele é diferente do creme de leite comum, pois não passa pelo processo industrial de esterilização e, por isso, tem prazo de validade mais curto e deve ser mantido sob refrigeração. Ele possui em média 35% de gordura, é claro e liso, pode ser usado em várias preparações, como doces e coberturas cremosas, com a vantagem que pode ser fervido sem talhar. É o único que dá para fazer o chantilly verdadeiro. Pode ser encontrado em supermercados, próximo das margarinas, em embalagem plásticas de 500g.
De soja
É indicado para quem tem alergia ou intolerância à lactose, mas pessoas que seguem uma dieta vegana também o utilizam. Ele é um produto de origem vegetal, por isso não contém colesterol ou lactose e pode substituir o creme normal em todas as receitas.
Como tirar o soro?
Se você acha complicado separar o soro do creme, experimente essa dica: deixe a lata na geladeira por 30 minutos. Retire, faça um pequeno furo no fundo da lata e escorra o líquido. Depois, é só utilizar normalmente em sua receita.
Texto: Júlia Prado