Muito utilizada na culinária italiana, a polenta é uma excelente fonte de carboidrato para quem procura substituir pratos com glúten. Além de ser um alimento ótimo para a saúde, principalmente para o bom funcionamento dos rins, coração e pulmões, ela é perfeita para comer em qualquer refeição do dia e pode ser consumida em uma extensa variedade de receitas.
Ademais, a iguaria à base de milho possui poucas calorias e pode entrar facilmente na sua dieta. Sendo assim, separe o avental e confira 5 receitas nutritivas e saborosas com polenta:
Polenta recheada com linguiça, queijo e couve
Tempo: 1h
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá pré-cozido
- 2 e 1/3 de xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de leite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
Molho
- 1 colher (sopa) de óleo
- 4 gomos de linguiça suína sem pele esmigalhada
- 1 cebola em cubos
- 2 dentes de alho picados
- 4 tomates em cubos
- Sal, pimenta-do-reino e manjericão fresco a gosto
Couve
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 maço de couve fatiado
- Sal, pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Para o molho, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e refogue a linguiça por 5 minutos. Adicione a cebola, o alho e frite até dourar. Acrescente o tomate, sal, pimenta e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue, misture manjericão e reserve. Aqueça uma frigideira com a manteiga e o azeite, em fogo alto, e refogue a couve por 2 minutos. Tempere com sal, pimenta e reserve.
Dissolva a polenta na água, despeje em uma panela com o leite, sal, pimenta e leve ao fogo baixo, mexendo até levantar fervura. Cozinhe por 5 minutos, misture a manteiga e desligue. Em um refratário médio, faça uma camada de polenta, uma de molho, uma de polenta, uma de couve, outra de polenta e finalize com molho. Espalhe a muçarela e leve ao forno alto, preaquecido, por 15 minutos. Retire e sirva.
Polenta com frango, quiabo e milho
Tempo: 1h20
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1,2kg de frango em pedaços
- 3 dentes de alho picados
- Suco de 1 limão
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 1 colher (café) de colorau
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 cubo de caldo de galinha
- 2 tomates picados
- 2 espigas de milho verde em rodelas
- 300g de quiabo picado
- Queijo parmesão ralado para polvilhar
Polenta
- 2 xícaras (chá) de fubá pré-cozido
- 6 e 1/2 xícaras (chá) de água
- 1 cubo de caldo de legumes
- Sal a gosto
Modo de preparo
Para a polenta, dissolva o fubá em 2 xícaras (chá) da água e reserve. Leve uma panela ao fogo médio com a água restante, o caldo de legumes e deixe ferver. Junte o fubá dissolvido, sal e cozinhe por 5 minutos ou até engrossar levemente, mexendo. Desligue e reserve em um refratário médio. Tempere o frango com o alho, o suco, sal e pimenta. Aqueça uma panela com o óleo, em fogo alto, e frite o frango e a cebola até dourar. Adicione o colorau, o extrato, o caldo de galinha, o tomate e refogue por 3 minutos. Junte o milho, água e cozinhe por 20 minutos com a panela tampada. Junte o quiabo, acerte o sal e cozinhe por mais 15 minutos ou até amaciar. Espalhe sobre a polenta, polvilhe com cheiro-verde, com parmesão e sirva.
Polenta gratinada com costela
Tempo: 1h30
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1kg de costela limpa em pedaços e desossada
- 1 cebola em cubos
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara (chá) de extrato de tomate
- 3 xícaras (chá) de água fervente
- 5 tomates sem pele e sem sementes em cubos
- 1 folha de louro
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
Polenta
- 1 e 1/2 xícara (chá) de flocos de milho pré-cozido
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 cubo de caldo de costela
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
- 1 xícara (chá) de requeijão tipo Catupiry®
- 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
Modo de preparo
Para o molho, aqueça uma panela de pressão grande, em fogo alto, com o óleo e doure a costela. Acrescente a cebola, o alho e frite por 3 minutos ou até dourar. Adicione o extrato de tomate e frite por 2 minutos. Despeje a água, o tomate, o louro, sal, pimenta e tampe. Cozinhe por 50 minutos, em fogo médio, depois de iniciada a pressão e desligue. Deixe esfriar, retire toda a carne, desfie e volte para a panela. Tempere com cheiro-verde e reserve.
Para a polenta, dissolva os flocos de milho em 1 xícara (chá) da água e despeje em uma panela. Acrescente o leite, o restante da água, o caldo de costela, sal, pimenta e leve ao fogo baixo, mexendo, até levantar fervura. Cozinhe por 5 minutos e desligue. Em um refratário grande, intercale camadas de polenta, de molho de costela e de Catupiry®, terminando em polenta. Polvilhe com o queijo e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Polvilhe com cheiro-verde e sirva.
Polenta recheada com ragu de linguiça
Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de fubá pré-cozido
- 6 xícaras (chá) de água morna
- 1 cubo de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Manteiga para untar
- 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
- Ragu de linguiça
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 600g de linguiça toscana sem pele picada
- 1 cebola picada
- 4 colheres (sopa) de vinho tinto seco
- 2 tomates picados
- 1 lata de molho de tomate (340g)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Para o ragu de linguiça, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite a linguiça até dourar. Adicione a cebola, o vinho, o tomate e refogue por 3 minutos. Junte o molho de tomate, tempere com sal, pimenta e cozinhe por 5 minutos. Desligue e reserve. Dissolva o fubá em metade da água e reserve. Leve uma panela ao fogo médio com a água restante e o caldo de legumes até ferver. Adicione o fubá dissolvido, a manteiga e cozinhe, mexendo, até engrossar. Em uma forma de buraco no meio de 26 cm de diâmetro untada, espalhe parte da polenta no fundo e laterais.
Dentro dessa camada, coloque 3/4 do ragu e, por cima, o restante da polenta. Cubra e deixe esfriar até endurecer. Desenforme em uma travessa, coloque o restante do molho no centro da polenta e na lateral. Polvilhe com a muçarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar. Retire e sirva em seguida.
Polenta empanada com bacon
Tempo: 1h (+6h de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 2 e 1/2 xícaras de fubá pré-cozido
- 5 xícaras (chá) de água
- 150g de bacon em cubos pequenos
- 2 dentes de alho amassados
- Sal a gosto
- Óleo para untar e fritar
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 ovos batidos
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha Panko
Modo de preparo
Dissolva o fubá em 3 xícaras (chá) da água. Em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até começar a dourar. Junte o alho e frite por 2 minutos. Adicione a água restante, sal e, assim que levantar fervura, junte o fubá dissolvido. Mexa sem parar até levantar fervura e engrossar. Cozinhe por 10 minutos, mexendo. Transfira para uma forma média untada, alisando. Deixe esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 6 horas. Corte a polenta em tiras, passe pela farinha de trigo, pelos ovos e pela Panko. Frite em óleo quente, aos poucos, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva com molho rosé, se desejar.
Receitas: Guia da Cozinha