Cozinhar pode se tornar uma brincadeira divertida para toda a família e, principalmente, para a criança. Sem perceber, as crianças aprendem noções de responsabilidade, organização, higiene e até matemática. É também uma maneira de conhecer novos sabores.
Ajuda no desenvolvimento da criança!
- A importância da organização é demonstrada ao pegar todos os ingredientes antes de começar a cozinhar e guardá-los ao final. É o momento adequado para falar sobre higiene, lavando as mãos e os alimentos.
- A matemática está presente na culinária, pois é preciso medir, pesar e dividir os ingredientes. Ler as receitas também é um aprendizado, pois a criança pratica a leitura.
- Escolha receitas com poucas etapas e ingredientes. Explique para a criança os perigos da cozinha, porém sem alarmá-la. É melhor falar sobre cada item e como ele funciona, antes que ela tenha contato com eles. Mas não se esqueça de que o fogão é responsabilidade do adulto, assim como os objetos cortantes.
- Se você tem duas ou mais crianças em casa, mesmo com idades diferentes, chame todas para cozinhar com você. É uma boa oportunidade para aprender a trabalhar em equipe. Saiba o que cada uma pode fazer:
Menores de 3 anos
- Nessa idade, a maioria das crianças vai adorar misturar os ingredientes. Para isso, dê a ela uma colher de silicone ou outro material que não machuque e uma tigela de plástico. Prefira tigelas grandes onde a criança possa misturar sem derramar os ingredientes.
- Você também pode manter a atenção da criança mostrando a ela o que está fazendo. Deixe a criança tocar nos ingredientes e experimentá-los para que ela conheça novas texturas e sabores.
SAIBA MAIS
Cortes de cabelo que combinam com crianças
Dicas para aproveitar talos, cascas e sementes dos alimentos
Enxaqueca também afeta crianças
De 3 a 6 anos
- Ajudar a montar uma pizza, polvilhar queijo e outros ingredientes ou preparar saladas podem ser funções de crianças nessa faixa etária. Deixe-a rasgar as folhas e dispor tomates cerejas e outros ingredientes sobre elas. Ensine, mas permita que que a criança execute a parte dela sozinha.
- Outra ideia é abrir massa de biscoito com um rolo. Os pequenos podem praticar primeiro com uma massinha de brinquedo. Quando for usar a massa do biscoito, a criança pode ajudar a cortar usando cortadores de plástico ou modelar com as mãos.
De 7 a 11 anos
- Crianças dessa idade podem ler as receitas e usar alguns utensílios, como espremedor de alho, amassador de batatas, centrífuga para salada e extrator de suco de frutas manual.
- É um bom momento para introduzir o uso de facas simples, como as de mesa. Deixe as crianças cortarem alimentos macios para aprenderem porque são mais fáceis.
- Bolos e biscoitos já podem ser preparados sem ajuda, apenas com supervisão.
Maiores de 12 anos
- Nessa idade, é hora de aprender a usar o fogão com segurança, além do micro-ondas, liquidificador, batedeira e mixer.
- Os mais velhos também podem cortar frutas e vegetais com uma faca sem ponta, mas afiada. Ensine a criança a proteger os dedos ao fatiar algo, curvando-os para trás ou compre um protetor de dedos.
Texto: Sheila Junqueira