Depois dos dias muito quentes, chega o outono, uma estação mais amena que serve de preparação para o frio que vem logo. Por isso, costumamos já tirar os casacos do guarda-roupa e reforçar as cobertas nessa época. Só que os pets também precisam de cuidados, sabia?
Assim como as folhas caem, os pelos dos bichinhos também sofrem queda durante o outono, tudo parte de um ciclo da natureza animal, conforme explica a veterinária Bruna Fabro:
"Os pelos têm um ciclo de crescimento composto por quatro fases, sendo a exógena a responsável pela queda propriamente dita. Este processo de crescimento e queda dos pelos é esperado e normal, especialmente nas trocas de estação como primavera e outono".
Mas e nas outras estações, os pelos dos pets não caem? Sim! Principalmente porque, no Brasil, as estações não são tão demarcadas. Ou seja, a queda pode ocorrer durante todo o ano e vir a se intensificar no outono devido à fase da pelagem. Ainda assim, a médica adverte que queda excessiva, coceira e vermelhidão são sinais de alerta para outras condições que precisam de atendimento, como as alergias.
Cuidados simples, mas eficientes
Se você já sabe que a época faz os pelos caírem, melhor ficar por dentro de alguns cuidados básicos, porém superúteis para pôr em prática nesse período. As recomendações de Bruna são:
- escovar a pelagem do cão a cada dois dias;
- evitar banhos em excesso;
- controlar pulgas e carrapatos no animal e ambiente;
- passear com mais frequência para promover bem-estar;
- ficar de olho na alimentação.
As vitaminas certas
"A deficiência de nutrientes e vitaminas na dieta, além de causar retardo no crescimento e emagrecimento, predispõe os pets às inúmeras doenças e pode acentuar a queda de pelos. Assim, alguns nutrientes essenciais para a pelagem podem ser suplementados, basta apostar nas vitaminas certas", salienta a veterinária.
Sendo assim, conheça um pouco mais sobre os benefícios de cada vitamina e nutriente:
- Ômega 3: deixa o pelo mais macio e brilhante;
- Vitamina D3: ajuda na manutenção dos pelos e tem ação imunomoduladora;
- Vitamina B7: melhora a aparência dos pelos, unhas e pele;
- Vitamina E: tem ação antioxidante.
Lembre-se, porém, de que o consumo dessas ou quaisquer outras vitaminas devem ser recomendados, dosados e supervisionados por um veterinário, viu? Portanto, nada de adicionar suplementação na dieta do pet sem indicação!
Fonte: Bruna Fabro, médica-veterinária da Botupharma.