Quando se tem um pet, é comum surgirem dúvidas sobre os principais cuidados com o animalzinho, principalmente no que diz respeito à alimentação. No caso dos gatos, uma das perguntas mais feitas é se eles podem ou não tomar leite. Além dessa, oferecer ou não frutas para os bichanos, como a banana, também é uma incógnita.
Mas chegou a hora de acabar com as dúvidas do cardápio, viu? Conversamos com a médica-veterinária integrativa Laissa Santiago para descobrir de vez o que os gatos podem ou não comer. Confira!
Gato pode comer banana?
Até pode! Mas não é o ideal, viu? Segundo a especialista, a oferta deve ser muito moderada. Isso porque, embora a banana não seja tóxica para os felinos, ela é bastante açucarada e esse excesso de açúcar e carboidrato é prejudicial aos gatos. Portanto, o ideal é pensar em outras opções mais compatíveis com o organismo desses pets.
Alimentos permitidos
A banana pode até não ser uma opção principal de alimento, mas existem vários outros que serão muito bem aceitos pelos bichanos e não causaram danos à saúde. Veja as indicações da médica:
- peito de frango;
- carnes bovinas (patinho, músculo, acém, maminha, lagarto, coxão mole ou duro, filé mingnon e contrafilé);
- ovos de galinha, codorna, pata ou perua;
- queijo branco;
- iogurte natural;
- carnes suínas (filé suíno ou lombo suíno);
- coração de frango ou bovino;
- peixes (sardinha, atum, anchova, arenque, pescada, truta ou tilápia) sem espinhas;
- moela;
- rim;
- fígado
- legumes de baixo índice glicêmico, como: cenoura, abóbora, chuchu, abobrinha, tomate, brotos, brócolis, couve-flor, espinafre, couve manteiga, ervilha, vagem, pimentão e pepino;
- amoras e mirtilos (ótimas frutas para oferecer no lugar da banana!).
Gato pode tomar leite?
Outra dúvida muito comum a respeito da alimentação dos gatos é sobre o leite. Afinal, imagens fofas de gatinhos bebendo leite é o que não faltam, né?! Mas, tirando a amamentação, Laissa explica que a bebida não é recomendada — nem mesmo para os humanos! — devido às mudanças do organismo ao longo do tempo, na qual ocorre a diminuição na produção da enzima lactase, responsável por digerir a lactose.
“Isso significa que uma parte significativa dos bichanos acaba se tornando intolerante à lactose quando adultos. Podemos substituir a oferta do leite pelo iogurte natural, que no processo de fermentação se perde grande parte da lactose, além de ter função probiótica para as bactérias intestinais”, ensina a veterinária.
Outros alimentos proibidos
Assim como a banana e o leite não são opções tão recomendadas para os gatinhos, existem outros alimentos que eles não devem consumir de jeito nenhum, porque oferecem grandes riscos à saúde do pet. Anote aí o que manter longe do cardápio:
- cebola e alho: risco de anemia;
- chocolate: pode causar intoxicação, sinais neurológicos, vômito e diarreia por não conseguirem excretar a substância teobromina;
- uvas: pode levar à falência renal;
- carboidratos de alto índice glicêmico: gatos são animais estritamente carnívoros e possuem uma estrutura metabólica mais semelhante aos ancestrais silvestres, principalmente com relação ao seu comportamento e fisiologia digestiva, pois metabolizam a energia proveniente do carboidrato de forma mais lenta. Como é um animal de caça, que originalmente se alimentava de carnes das pequenas presas abatidas, não digere tão bem alimentos de origem vegetal.
Fonte: Laissa Santiago, médica-veterinária integrativa.