Cada raça de cachorro tem suas próprias particularidades e isso vai além da aparência. Alguns são mais dóceis, outros irritadinhos e tem aqueles mais dorminhocos. Do mesmo modo, cada cão tem um nível diferente de inteligência e, embora esse ranking seja bastante interessante, vale lembrar que isso não é motivo para classificar algum bichinho como burro, viu?
Segundo o psicólogo Stanley Coren, especialista em psicologia canina, a inteligência pode ser apresentada de diversas formas e esse ponto precisa ser considerado na hora de atribuir posições aos cachorros, dividindo entre categorias. Dessa forma, cada cão é avaliado com base em sua própria inteligência. Mais justo, né?
Para elaborar um ranking, Stanley considerou a inteligência operacional, ou seja, o quão rápido cada raça consegue aprender novos comandos. Os resultados são frutos de sua pesquisa, publicada em seu livro "The Intelligence of Dogs" (em português, "A Inteligência dos Cães". Confira os primeiros 10 colocados, que aprendem com apenas 5 explicações:
Ranking dos cães mais inteligentes:
- Border collie
- Poodle
- Pastor alemão
- Golden retriever
- Doberman
- Pastor-de-shetland
- Labrador retriever
- Spaniel anão continental
- Rottweiler
- Boiadeiro-australiano (também conhecido como blue heeler ou red heeler)
E os vira-latas?
Os cães sem raça definida (SRD) ou simplesmente nossos amados vira-latas são fruto da mistura de muitas raças e identificá-las é uma tarefa bastante difícil. Por isso, a inteligência desses animaizinhos é ainda mais difícil de ser classificada, já que é bastante particular — e, na maioria das vezes, muito grande!
Portanto, a certeza que podemos ter dos cachorros sem raça é outra: amor, gratidão e companheirismo eternos. Super válido, né?! Afinal, ainda mais importante do que responder aos comandos rapidamente, é ter um cãozinho ao nosso lado sempre.
Fonte: Ranking e pesquisa do psicólogo Stanley Coren, especialista em cães e autor do livro "The Intelligence of Dogs", divulgados pela Revista Galileu.