Ter animais em casa é sempre uma felicidade, porém, o pouco espaço pode dificultar algumas tarefas diárias do pet, principalmente no que diz respeito à diversão. Afinal de contas, lugares menores não costumam permitir corridas nem brinquedos muito grandes, né? E isso pode se tornar ainda mais difícil quando o lar conta com crianças e dinâmicas específicas.
Mas a boa notícia é que tem solução para isso, viu? Se você ainda não comprou ou adotou seu bichinho, vale pensar em raças menores, como Shih-tzu ou Yorkshire, por exemplo, por esses cães serem pequenos e ideais para apartamentos. Contudo, se o seu amigão ainda vai chegar e tem um porte maior, basta apostar em algumas estratégias!
Ouvimos a especialista em cuidado animal Patrícia Sprada e elencamos 6 dicas para inovar nas atividades e divertir os pets mesmo em espaços pequenos. Confira a seguir:
Brinquedos pequenos
Pode não haver espaço para os brinquedões, no entanto, sempre cade um brinquedinho, né? Por isso, aposte em itens menores para cães e gatos, como as bolinhas. Mas lembre de checar se o brinquedo não é tão pequeno a ponto de ser engolido, viu? E também dá para fazer uma: basta enrolar meias!
Jogo da memória
Que tal estimular o pensamento e a memória do animal enquanto brinca com ele? Esconda alguns brinquedos misturados com outros objetos (nada perigoso, ok?!) e deixe-o achar.
Caça ao petisco
Para treinar também a percepção do bichinho, vale esconder a ração ou alguns petiscos pela casa. Através do faro, ele vai caçar as comidinhas.
Reciclagem inovadora
Você sabia que os brinquedos recicláveis são ótimas alternativas para o pet e também para o meio ambiente? Os pais de gatinhos podem apostar em caixas de papelão para os felinos se esconderem ou até tirar um cochilo. Já para os cães, as garrafas de plástico são ótimas para esconder rações e estimulá-los a pegá-las.
Cabo de guerra
Como na clássica brincadeira, a ideia é que tutor e animal puxem a corda, cada um de um lado. Entretanto, essa atividade pede um pouco mais de cuidado, viu? Não puxe forte e sempre tome cuidado para não machucá-lo, principalmente na boca e nos dentes.
Comandos básicos
E se a hora da diversão for também para aprender? Use esses minutos para ensinar comandos simples ao cachorro, como para ele se sentar quando solicitado. Para isso, você pode contar com alguns tutoriais de adestradores na internet.
Gostou das dicas? Além delas, não se esqueça de dar amor, carinho e atenção ao seu amigo! <3
Fonte: Patrícia Sprada, especialista em cuidado animal e fundadora do EcoCão Espaço Pet.