Recentemente, a atriz Fernanda Machado se envolveu em uma polêmica na internet após publicar um vídeo de seu bebê, Lucca, dormindo sozinho no berço. Alguns internautas ficaram descontentes com a situação (em que o menino ficava em pé sozinho durante o vídeo, sem que Fernanda intervisse) e disseram que a atriz estava “torturando” o seu filho, de apenas um ano e sete meses.
Chateada com a situação, Fernanda se explicou sobre o fato. “Desde quando colocar um bebê pra dormir no berço é crime?!“, escreveu, no início da legenda. Confira abaixo o vídeo criticado pelos internautas e a legenda da atriz:
De fato, criar um bebê com autonomia para dormir sozinho é extremamente complicado. O ideal é que aos seis meses a criança já esteja dormindo sozinha no quarto, mas a realidade é bem diferente. Afinal, é quase impossível resistir à carinha angelical que eles fazem quando querem algo, não é mesmo?
No entanto, é necessário que esse tipo de hábito seja criado, para evitar possíveis problemas e dificuldades de tirar a criança da cama dos pais no futuro. Portanto, confira abaixo 10 dicas de como fazer o bebê dormir sozinho:
10 dicas de como fazer o bebê dormir sozinho
Se o seu filho for recém-nascido…
1 – Deixe o bebê dormir sozinho
Quando chegar a hora do bebê dormir, coloque-o no berço ainda acordado e deixe com que ele durma sozinho. Evite fazê-lo dormir para depois colocar no berço ou carrinho. Se você acostumar agora, desde pequeno ele aprenderá a ficar sozinho no quarto para dormir.
2 – Brinque com ele
É saudável brincar diariamente com o bebê, já que receber carinho, conversar e brincar são algumas das atividades essenciais para uma criança recém-nascida. No entanto, não deixe o bebê esgotado, para que ele não durma por exaustão.
3 – Crie um clima de paz na casa
Não adianta querer que seu filho durma se a casa está agitada. Além disso, o bebê percebe e se comunica pelos sentidos, sendo assim, se a casa está agitada, é bem provável que o pequeno também vai estar. Portanto, crie um clima relaxado na casa.
4 – Controle a televisão
Muitas mamães colocam desenhos animados para distrair os filhos, e às vezes o tempo em que o bebê passa na frente da televisão acaba deixando-a agitada, fator que é prejudicial para o pequeno. Portanto, controle o tempo dos eletrônicos e em hipótese alguma deixe-o dormindo na frente da tevê.
5 – Não dê “voltinhas”
Não saia para dar uma volta com o seu filho no parque ou de carro para que ele possa dormir. Além de correr o risco de ele acordar quando chegar em casa, o bebê precisa acostumar com um local fixo e estático para dormir, (já que o seu berço é assim), além de que o objetivo é fazer o bebê dormir sozinho.
Se o seu filho já for maior…
6 – Fique com seu filho no quarto
Se o seu filho já é maior e está acostumado a dormir com você, será necessário que, nos primeiros dias, você fique com a criança no quarto até que ela adormeça e vá abandonando esse hábito aos poucos. Na segunda semana, por exemplo, passe só para dar boa noite. Durante a madrugada, reveze com o pai para levantar e conferir se está tudo bem com o pequeno, dar mamadeira, trocar fraldas, entre outras tarefas necessárias.
7 – Crie hábitos
Estipule um horário para a criança dormir e, cerca de uma hora antes comece a preparação para que ela entenda que está chegando a hora de dormir. Desligue os eletrônicos, coloque pijama, escove os dentes, e acompanhe a criança no quarto, até ela pegar no sono.
8 – Apague as luzes
Deixar luzes acesas prejudica o sono, principalmente quando se trata de crianças. Caso o seu pequeno tenha medo do escuro, coloque um abajur, tomadas iluminadas ou até uma segunda luz no ambiente, mais fraca.
9 – Seja firme
Não ceder às manhas é uma das dicas mais importantes de como fazer o bebê dormir sozinho. Pode parecer extremamente complicado deixar com que ele fique chorando e pedindo para dormir com os pais, mas se você abrir uma exceção, ele sempre vai procurar brechas para conseguir o que quer. Portanto, seja firme: uma hora o pequeno vai entender e desistir da manha.
10 – Não volte atrás
Por mais que seja difícil, é necessário não voltar atrás e não deixar que o seu filho durma com você novamente. Caso ele tenha um pesadelo ou esteja doente, vá até o quarto dele e, assim como na primeira dica, fique com ele até dormir. Com o tempo, a criança vai aprender a ter autonomia e vai se acostumar a dormir sozinha no quarto!
Consultoria: Revista Guia do Bebê Fisher Price, da Editora Alto Astral e livro Nana Nenê, dos autores Gary Ezzo e Robert Buckman
LEIA TAMBÉM:
- Na papinha, não! 6 ingredientes que você não deve usar na comida do bebê
- Bebês: conheça os riscos existentes para os pequenos dentro de casa
- 3 truques para acalmar o bebê e melhorar seu sono