Os Correios começam hoje uma campanha para lá de especial, que existe há 27 anos: as cartinhas do Papai Noel. O objetivo principal da ação é responder às cartas de crianças que escrevem ao Papai Noel e atender aos pedidos dos pequenos que não têm condições de receber um presente de Natal.
Como funciona a campanha de cartinhas de Natal dos Correios
As cartas são enviadas para os Correios, que leem e selecionam quais irão para o projeto. As cartinhas de Natal que atenderem aos critérios da campanha são levadas para unidades dos Correios ou para outros locais selecionados como pontos oficiais. Qualquer pessoa pode adotá-las e contribuir para fazer uma criança mais feliz no Natal! <3
Os presentes que são atendidos são destinados à cada carta adotada, pelos próprios Correios. O padrinho não tem acesso ao endereço da criança que ele ajudará.
Existem alguns critérios para as cartinhas serem selecionadas: ser escrita de forma manuscrita, remetidas por crianças e os pedidos devem ser, preferencialmente, material escolar, brinquedos e roupas.
Desde 2010, os Correios fazem o projeto através de parcerias com escolas públicas, creches e abrigos responsáveis em atender crianças carentes financeiramente. Assim, além dos pequenos receberem um presente de Natal, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades de redação e conhecimento de envio de cartas.
O sucesso da campanha das cartinhas
Em 2015, mais de 830 mil cartas foram recebidas pelos Correios, cerca de 570 mil selecionadas e 460 mil adotadas.
De acordo com o presidente dos Correios, Guilherme Campos, “é a campanha mais bacana dentro da empresa. As cartas ficam à disposição para a pessoa adotar e proporcionar um Natal diferente àqueles que estão pedindo para serem lembrados. Às vezes, é a única oportunidades para as crianças ganharem um presente no fim do ano”.
A campanha será oficialmente lançada na sede história dos Correios em São Paulo. Com início na sexta (11.11) vai até o dia 16 de dezembro, com mais informações no site do blog dos Correios.
LEIA TAMBÉM:
- Famosas que mudaram o visual para ajudar causas beneficentes
- Quer fazer o bem, mas não sabe como? Confira instituições para ajudar!
- Como ajudar em casos de catástrofes naturais? #PrayForItaly