Apesar de passarem despercebidos durante a rotina, as projeções podem ser alarmes de pontos negativos em nossa saúde. Você sabia que sonhos violentos podem indicar algum tipo de transtorno neurodegenerativo? Foi o que a revista científica Neurology publicou em 2009. Segundo a pesquisa realizada, as desordens no comportamento durante o sono podem sugerir que o portador tenha sintomas precoces de disfunções como a doença de Parkinson.
Além dos alertas físicos já comprovados pela ciência, os sonhos representam no imaginário popular, até os dias atuais, avisos prévios de possíveis acontecimentos rotineiros, influenciando totalmente no comportamento humano. Estudiosos na área da psicologia afirmam que muitas pessoas têm seus comportamentos e suas relações sociais alterados pela convicção de que os sonhos possuem influência no dia a dia.
Atenção aos movimentos durante o descanso e ao caráter das imagens, produzidas pelos sonhos, deve ser considerada, visto que essas informações podem estar, essencialmente, ligadas a como nosso organismo se apresenta. Mas não se assuste! O conteúdo deste fenômeno é realizado a partir de muitas referências coletadas durante a rotina e que são imperceptíveis aos olhos.
Sonhos resolvem problemas?
A influência dos sonhos pode ser tão grande que, segundo a psicóloga Deirdre Barrett, da Universidade de Harvard, resoluções de problemas podem surgir através de um período de sono. Graças às imagens formadas no período de adormecimento e ao caráter irreal delas, soluções para problemas diários podem ser descobertas a partir da fuga de métodos óbvios.
Sendo assim, a possibilidade de encontrar a solução a partir de uma noite de sono é muito maior do que em um período de intensa atividade.
LEIA TAMBÉM
- Dormir bem é muito importante para a sua saúde: entenda!
- O que significa sonhar com crianças? Confira as revelações para sua vida
- Seu inconsciente toma decisões por você. Entenda!
Texto: Rafael de Toledo/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador