O feriado da Páscoa passou, mas a atmosfera de paz e esperança ainda perdura. No último dia 15/4, sábado de aleluia, o Papa Francisco publicou no site do Vaticano sua homilia sobre a Páscoa e o feriado santo.
O pontífice começa citando um trecho da Bíblia: “‘Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro’ (Mt 28, 1)”, e então ele conta que as duas mulheres, tristes e com lágrimas nos olhos, nunca abandonaram Jesus, suportando o amargo sabor de injustiça.
A mensagem desse feriado foi trazer a paz e esperança a um mundo em desespero. O Papa Francisco ainda volta para a atualidade quando lembra dos refugiados que passam por tanto sofrimento na mesma região onde uma vez Jesus passou.
“Nos seus rostos, vemos refletidos os rostos de todos aqueles que, caminhando pela cidade, sentem a tribulação da miséria, a tribulação causada pela exploração e o tráfico humano. Neles, vemos também os rostos daqueles que experimentam o desprezo, porque são imigrantes, órfãos de pátria, de casa, de família; os rostos daqueles cujo olhar revela solidão e abandono, porque têm mãos com demasiadas rugas. Refletem o rosto de mulheres, de mães que choram ao ver que a vida dos seus filhos fica sepultada sob o peso da corrupção que subtrai direitos e quebra tantas aspirações, sob o egoísmo diário que crucifica e sepulta a esperança de muitos, sob a burocracia paralisadora e estéril que não permite que as coisas mudem. Na sua tristeza, elas têm o rosto de todos aqueles que, ao caminhar pela cidade, veem a dignidade crucificada”.
Em outro momento sobre o feriado santo, sua santidade termina dissertando sobre a Ressurreição trazendo uma mensagem de paz, amor e esperança. ” Vamos anunciar, partilhar, revelar que é verdade: o Senhor está Vivo. Está vivo e quer ressurgir em tantos rostos que sepultaram a esperança, sepultaram os sonhos, sepultaram a dignidade. E, se não somos capazes de deixar que o Espírito nos conduza por esta estrada, então não somos cristãos”.
LEIA MAIS
- Papa Francisco: conheça a sua luta pela paz
- Você sabe em qual dia termina a Quaresma? Descubra aqui!
- Receba graças com os provérbios da semana de 17 a 23 de abril