Connect with us

O que você está procurando?

A colorimetria considera a análise de coloração pessoal, ajudando a construir um guarda-roupa mais assertivo e trazendo autoconfiança aos looks
Cada pessoa possui uma cartela de cores ideal - Shutterstock

Moda

Colorimetria: aposte nas cores certas na hora de se vestir

A colorimetria considera a análise de coloração pessoal, ajudando a construir um guarda-roupa mais assertivo e trazendo autoconfiança aos looks

Quantas vezes você já comprou uma roupa por achá-la linda e depois acabou quase não usando porque a peça não combinava com absolutamente nada do seu guarda-roupa? Se isso já aconteceu muitas vezes por aí, saiba que é comum e, melhor de tudo, existem técnicas para driblar essa situação e começar a olhar para a moda de um jeito mais assertivo. 

Parece até milagre, né? Mas o nome disso é colorimetria! Esse método consiste na análise de coloração pessoal — aquela que testa vários tons com a sua aparência, sabe? —  cujo objetivo é identificar quais cores combinam com seus contrastes, temperatura, intensidade e profundidade dos cabelos, cílios e sobrancelhas, e também nuances e tonalidade da pele. Ou seja, é um processo totalmente individual. 

Segundo a consultora de estilo e especialista em colorimetria Camile Stefano, seus tons ideais serão identificados a partir de variações entre claros, suaves, intensos e profundos, gerando sua cartela de cores individuais que pode servir como um guia na hora das compras. Mas essa análise vem para somar e não restringir, viu? "Se apegar à cartela pode virar um problema quando traz desconforto e limita as escolhas", adverte a profissional. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Camile Stefano Imagem e Estilo (@estilo_camilestefano)

 

Nesse sentido, Camile exemplifica que, caso sua cartela seja de tonalidades suaves e você queira usar um vestido vermelho ou laranja para um evento, não há nenhum problema nisso. "Se optar por usar uma cor mais forte, a maquiagem deve ser o ponto de equilíbrio e trazer cores sutis, como o nude e o rosa-claro", ensina a consultora de imagem. Portanto, nada de passar vontade! 

E quando a situação é inversa? Como comportar tons mais alegres e luminosos em um dress code mais formal e profissional? "A solução pode ser investir nas clássicas camisas brancas e azuis e apostar  nos tons vibrantes em colares com pedrarias laranja ou acessórios vermelhos, por exemplo", aconselha a especialista. 

Sendo assim, a análise de coloração pessoal deve ser usada como uma ferramenta de autoconhecimento, possibilitando uma construção mais assertiva do guarda-roupa. Além disso, saber o que cai bem é uma ótima pedida para turbinar a autoconfiança e a autoestima nos looks, né? Entretanto, não restrinja suas possibilidades e lembre-se que o mais importante é sentir-se bem com a moda! 

Fonte: Camile Stefano, consultora de estilo e especialista em colorimetria.

Advertisement

Entretenimento

Se você também se apaixonou por ʽNo Ritmo do Coraçãoʼ, vencedor de Melhor Filme do Oscar 2022, então você também vai adorar esses opções; confira

Pets

A onça-pintada teve seus minutos de fama após a primeira transformação de Maria Marruá em Pantanal; conheça o animal

Receitas

A versão na travessa é uma das formas de sair do básico no ovo de Páscoa; conheça essa e outras receitas

Amor e Sexo

O Xapa Xana é um produto uruguaio feito à base de Cannabis e desenvolvido por uma brasileira

Moda

Gosta de calça jeans de cintura alta, mas não sabe com o que combiná-la? Veja essas dicas de como usar a peça

Beleza

Aprenda técnicas certeiras em apenas 3 passos para fazer um esfumado com sombra no olho como aqueles profissionais e arrase na make

Pets

Chegou um pet novo por aí? Confira alguns truques para cães e gatos se darem bem e construírem uma relação de amizade (COM VÍDEO)

Receitas

Quer fazer um bolo para o café da tarde, mas está com medo de errar? Siga essas dicas para uma receita perfeita (COM VÍDEO)