Esmalte degradê, lenços removedores, produtos em gel… Com a variedade de itens que há no mercado, surge a dúvida: o que é aconselhado usar para manter as unhas sempre saudáveis? “Nada deve ser usado fora do prazo de validade, isso pode causar alergias e danos mais graves às unhas”, recomenda a dermatologista Inaê Cavalcanti, que faz outros tipos de alertas. Confira!
Não compartilhe
“O esmalte usado em salões de beleza são compartilhados e se alguma mulher tiver micose, a doença pode passar”, explica a dermatologista. Se você mantiver seus próprios vidros, poderá controlar a data de validade e certificar que o produto é armazenado corretamente. “Compre de marcas conhecidas, prefira os hipoalergênicos e com composições livres de chumbo”, aconselha a médica.
Pode misturar?
O ideal não é misturar produtos de marcas diferentes, pois pode acontecer reações alérgicas, que têm a ver com a sensibilidade de cada um. “A alergia pode ser ao corante, conservante ou aos próprios produtos do esmalte”, alertou.
Alternativas
“As unhas postiças e os adesivos de unhas são grandes aliados das mulheres que não conseguem permanecer com as unhas compridas por muito tempo”, comenta. Porém, não é recomendado usá-las por muito tempo, já que podem danificar a unha natural, impedindo seu crescimento. “O uso excessivo pode causar fungos, fazendo com que as unhas fiquem ainda mais frágeis. Por isso, o ideal é que sejam colocadas por algum profissional”, acrescenta.
Removendo o esmalte
“Opte por um removedor de esmaltes, não acetona, que costuma ressecar a área, pois agride a estrutura e causa enfraquecimento e descamação. Já existem no mercado removedores sem esse elemento na composição e que valem cada centavo do investimento”, informa.
Leia também:
- Salão de beleza: saiba como se prevenir de infecções nesse ambiente
- Liso x cacheado: qual combina mais com você?
- Conheça os tipos de micose e saiba como se prevenir