Parecer mais jovem é o desejo de muitas mulheres. Pequenas atitudes, como escolher corretamente corte e cor dos cabelos ou caprichar na maquiagem e no penteado, garantem uma aparência rejuvenescida. Para que o envelhecimento não seja uma fase indesejada, consultamos especialistas, que dão dicas anti-idade fáceis de serem seguidas, em casa e no salão, para retardar o efeito do tempo na pele e nos cabelos.
1 – Fuja dos cortes retos
O cabeleireiro visagista Mauricio Morelli, do Homa Elite Salon, explica que é importante analisar a personalidade e estilo para determinar um corte que rejuvenesça, mas, de modo geral, os assimétricos, com movimento e balanço, são os mais indicados. “Se deseja suavizar algum traço natural, o desconectado irá ajudar bastante.”
2 – Não tenha medo de ousar
Em alta, os cortes em camadas definidas e os irregulares – com comprimentos diferentes na franja e na base ou nas laterais – também podem ser adotados por mulheres maduras. Converse com seu cabeleireiro para que ele ajude a encontrar um corte que harmonize com seu estilo e estado de espírito.
3 – Aposte na cortininha ideal para você
“As franjas dão charme e feminilidade para a mulher, além de disfarçar as marcas de expressão. Mas precisamos tomar cuidado para não passar uma imagem infantil. É importante avaliar o formato do rosto e o sentido do nascimento do cabelo para indicar uma franja que favoreça”, orienta o hairstylist Luiz Cintra, do Salão Emília Borges.
4 – Aprenda a escolher a coloração dos seus fios
Na hora de escolher a coloração, prefira os tons claros, que ajudam a suavizar a aparência. Morelli indica usar base escura para criar profundidade e mechas mais claras, para suavizar. Evite os tons muito fechados e escuros ou colorir em um só tom.
5 – Finalize da melhor maneira!
“A finalização deve conter movimento assimétrico e pontas para fora, isso transmite leveza e alegria ao visual”, indica Morelli. Pomada, cera, silicone e leave-in termoativado são os mais indicados na hora de finalizar os fios no dia a dia.
6 – Cuide bem da sua pele
Sempre hidrate a pele antes da maquiagem, para que as linhas de expressão não fiquem ainda mais aparentes. Prefira base de textura fina e evite aplicar pó na região dos olhos. Use sombras opacas para dar profundidade no olhar e troque o delineador líquido por lápis preto. Camadas generosas de rímel preto levantam o olhar e o blush com efeito bronzeado completa o look. “Com a idade, os lábios ficam mais finos. Cores fortes, como o vermelho, não são bemvindas: o ideal é usar batons em tons de pêssego ou rosado, e no centro dos lábios, uma leve camada de gloss, para dar um ar jovial e mais volume”, ensina a maquiadora Rosângela Bazalia, da Markwins.
7 – Produtos anti-idade
“A partir dos 40 anos, graças às alterações hormonais, há uma diminuição da produção de colágeno e elastina. Com isso, há naturalmente perda de volume e contorno facial, deixando as linhas e rugas mais aparentes”, explica a dermatologista Anelise Ghideti. Em casa, use produtos para limpeza, loções tônicas, filtro solar e cremes noturnos anti-idade.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Anelise Ghideti, dermatologista, de São Paulo; Luiz Cintra, hairstylist do Salão Emília Borges, de São Paulo; Mauricio Morelli, cabeleireiro visagista do Homa Elite Salon, de São Paulo; Rosângela Bazalia, maquiadora da empresa Markwins
LEIA TAMBÉM
- Mitos e verdades sobre procedimentos estéticos: especialista tira as dúvidas
- Dicas para manter o cabelo jovem e saudável
- Eternamente jovem: confira 5 dicas que vão ajudar