A reposição proteica e a reconstrução capilar com queratina são os tratamentos indicados para quem está com o cabelo danificado, fragilizado e elástico. Muitos benefícios aos fios estão associados à queratina para cabelo em tratamentos.
A queratina é uma proteína fibrosa presente em várias regiões do corpo humano, principalmente unhas e cabelos, compondo cerca de 90% do fio. Essa proteína é formada por aminoácidos e é a principal responsável pela integridade do cabelo, funcionando como proteção e preenchimento de falhas (seja por motivos externos ou genéticos).
Mas como essa proteína deve ser usada nos cabelos? O hairstylist e embaixador da iCabelos, Gil Prando, alerta que é preciso respeitar um intervalo mínimo de 3 meses entre uma aplicação e outra. O excesso de queratina pode prejudicar a saúde dos fios, deixando-os opacos, rígidos, ressecados e quebradiços.
Além disso, existem diversos procedimentos capilares que são para a reconstrução da queratina e que podem danificar o cabelo de outras formas, como por exemplo a nanoqueratização e hidroqueratização fotônica e até mesmo a selagem, mais comum nos salões.
Como usar a queratina para cabelo em casa?
Os salões de beleza oferecem tratamentos de queratinização, que são recomendados para cabelos fragilizados após uma química. No entanto, é possível usar a substância em casa, na forma pura e na versão líquida, em cosméticos como finalizador ou máscara.
Na forma pura, deve-se misturar a proteína em água, borrifar na cabeleira, deixar agir por 15 minutos e enxaguar. Já na versão líquida, ela pode ser misturada com outros cosméticos capilares, como a máscara. O profissional comenta que a queratina não substitui a hidratação, mas tem o poder de potencializá-la.
Consultoria: Gil Prando, hairstylist e embaixador da iCabelos
LEIA TAMBÉM:
10 dica para manter o cabelo hidratado
Aprenda qual é a diferença entre hidratação e nutrição
Como recuperar a beleza dos fios danificados?