As mulheres plus size nem sempre acompanham as tendências da moda como gostariam. Algumas restrições de estampas, cores, texturas e comprimento acabam vetando certas peças para que o corpo fique mais valorizado e o caimento adequado. O Papo Feminino conversou com a consultora de moda Tati Dumenti que explicou como essas mulheres podem utilizar a moda a seu favor. E ela deixa claro: “A moda também pode ser democrática”. Confira:
Cores fortes
Há quem diga que as gordinhas não podem usar roupa colorida, mas isso não é verdade. Tati recomenda que a mulher plus size use cores mais fortes na parte menor do corpo. “Se você tem o quadril largo, use a peça colorida na parte superior do corpo e vice-versa”, comenta. Outra alternativa para não aumentar o volume é investir em acessórios com os tons da estação.
Estampas
Listrada, floral, gemométrica, étnica… a variedade de estampas é grande e as dúvidas sobre como usá-las também. Para não passar a impressão de ampliar a silhueta, a consultora aconselha dar preferência aos desenhos miúdos, pois as estampas grandes acrescentam medidas ao corpo. Escolha aquelas que estão dispostas na vertical – elas passam a impressão de alongar pernas e tronco.
Veja só as dicas que a atriz Fabiana Karla, que interpreta Perséfone em Amor à Vida, utiliza no estilo dela:
Cintura alta
Para quem tem barriguinha saliente, o ideal é investir em calças, shorts e calcinhas de cintura alta, que disfarçam a gordurinha extra. “De maneira geral, peças com cintura alta seguram a barriga”, aponta Tati. Mas além de esconder, essa tendência também auxilia a dar formato ao corpo, deixando-o mais delineado.
Roupas largas
Grande parte das mulheres plus size acreditam que a melhor maneira de não evidenciar o peso a mais é usando roupas largas que não marquem o corpo. Porém, a consultora destaca que peças largas dão a impressão que a pessoa usa números acima do próprio manequim. “Dê contraste de peças: se usar uma calça justa, use uma blusa mais larga, ou vice versa. Eu sou da opinião que é melhor não abusar dos extremos. Não use nada muito justo, nem muito largo. Peças com cortes retos podem ajudar a alongar a silhueta”, recomenda Tati.
Moda praia
Para não perder a coragem de tomar sol no verão, é legal ir para a praia ou para a piscina usando algo que não incomode. Entre maiô e biquíni, a especialista orienta que, nestes casos, o primeiro é a melhor opção. “Quem está muito acima do peso fica mais elgante de maiô! Abuse dos decotes, um maiô decotado vai valorizar o colo e alongar o corpo”, completa.
Consultoria
Tati Dumenti, consultora de moda/www.tatidu.com.br