Você sabia que cuidar das unhas vai além de deixar o comprimento certo e o esmalte em dia? Isso porque alguns hábitos são extremamente prejudiciais à saúde das unhas, impedindo que você alcance a estética desejada. A boa notícia é que esses problemas podem ser solucionados a qualquer momento, com simples mudanças na sua rotina. Saiba quais são e como evitá-los!
7 hábitos que acabam com a saúde das unhas
Não usar base
Quando fazemos as unhas em casa, a base pode parecer um mero detalhe antes da esmaltação. Entretanto, além de deixar o resultado mais brilhante e uniforme, o produto é fundamental para a saúde das unhas, mantendo-as protegidas contra os aditivos prejudiciais presentes nos esmaltes.
Tirar cutículas
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as cutículas exercem a função de proteção ao corpo, impedindo a entrada de fungos e bactérias por meio das unhas. Por esse motivo, elas não devem ser retiradas por completo, apenas empurradas com uma espátula ou palito. Outra opção é remover apenas o excesso das “pelinhas” com o alicate, mas sem exagerar.
Utilizar acetona
Por muitos anos, a acetona foi oferecida como o único método possível de remoção do esmalte. Entretanto, o produto não é ideal para essa função, já que remove a hidratação das unhas e compromete sua saúde. Nesse caso, o mais indicado é apostar em removedores mais suaves, disponíveis nas mais diversas marcas e preços. Em seguida, vale utilizar um hidratante próprio para mãos e unhas.
Roer as unhas
Além de comprometer a estética das unhas, o hábito de roê-las também pode ser maléfico à saúde. Isso porque a saliva possui uma acidez responsável por deixá-las com aparência porosa. Uma dica para abandonar essa mania é usar bases com soluções que trazem um sabor amargo, próprias para a função.
Má alimentação
Não é segredo para ninguém que os alimentos que consumimos estão diretamente relacionados com a nossa saúde e estética. E, com as unhas, não seria diferente. Para deixá-las mais fortes e bonitas, a recomendação é ingerir alimentos ricos em biotina, como laranja, trigo e melão.
Uso contínuo do teclado do computador
Se você é daquelas que estão sempre grudadas com o computador, pode ser que o contato com as teclas acabe desgastando as unhas e prejudicando a sua saúde. Como nem sempre é possível evitar o equipamento, o ideal é apostar em bases fortalecedoras potentes para que elas fiquem firmes.
Contato com produtos de limpeza
Alguns produtos de limpeza são compostos por ingredientes químicos ácidos e corrosivos. Por isso, é fundamental utilizar luvas de borracha na hora da faxina para garantir unhas saudáveis. Outra opção é aderir ao consumo consciente, optando por produtos naturais, sustentáveis e/ou veganos. Além de proteger a sua saúde, você ainda cuida do meio ambiente!
Texto: Redação Alto Astral | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha
Leia também:
- Unhas no verão: 10 dicas para cuidar no calor e prevenir inflamações
- Unhas inflamadas: descubra as causas e como tratar em casa
- Tendências de nail art: 7 desenhos que estão bombando nas unhas