Fazer chapinha nos cabelos é prático, deixa o visual arrumado, mas proporciona várias dúvidas entre as amantes dos fios lisos! Pensando nisso, consultamos o hairstylist Glecciano Luz para esclarecer as principais perguntas sobre esse procedimento.
Existe idade ideal para começar a fazer chapinha?
Não. Mas é preciso ter bastante habilidade e coordenação motora para não se queimar.
É obrigatório fazer escova antes de usar a prancha?
A escova proporciona um resultado melhor, principalmente se os fios são cacheados ou ondulados.
Pode fazer chapinha todo dia?
Não é muito indicado fazer da chapinha um hábito diário, uma vez que isso pode danificar bastante o cabelo (principalmente as pontas!). Uma dica para garantir um aspecto liso sem precisar recorrer novamente à chapa é utilizar o secador, tirando o amassado com a ajuda de uma escova. Outra saída é apenas retocar a raiz.
Existem escova e pente ideais para fazer chapinha?
Sim. O pente de fibra de carbono (ou grafite) e a escova térmica de porcelana, com cerdas mistas, não agridem o cabelo, nem derretem com o calor da chapa.
Como deixar o liso com aparência natural?
É necessário passar bem a chapinha nas madeixas e aplicar um pouco de óleo reparador nas pontas depois. Outra dica é modelar os fios para cima ou para dentro do cabelo com a chapa ao final do procedimento.
Como usar a chapinha em fios crespos?
Para evitar que os fios fiquem excessivamente secos, é necessário fazer massagens com produtos super-hidratantes (de boa qualidade) nesse tipo de cabelo e caprichar nas hidratações de salão.
E nos cabelos tingidos ou com mechas?
Use sempre produtos termoativadores e leave-in. Também hidrate os cabelos semanalmente para não ressecar os fios devido ao calor do secador ou da prancha.
Pode fazer chapinha regularmente em fios afro com alisamento?
Não, pois os fios com progressiva estarão com emoliente. O uso da chapa pode deixá-los superdanificados e sem recuperação. Melhor não abusar!
LEIA TAMBÉM
- Passo a passo para alisar os fios com a prancha
- Finalização: aprenda maneiras de modelar o seu curtinho
- Messy hair: aposte no estilo bagunçado e moderno
Texto: Elizangela Marques/Colaboradora | Consultoria: Glecciano Luz, hairstylist do Rio de Janeiro