Muitas mulheres criaram o hábito de passar por sessões de drenagem linfática, que faz maravilhas pelo corpo. Mas ainda há quem acredite que essa massagem não tem esse poder todo. A esteticista Maria José Costa explica sobre o assunto, confira!
O que é a drenagem linfática e como é feita
É uma técnica de massagem que estimula e potencializa o bom funcionamento do sistema linfático. Com isso, toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais, responsáveis por inchaços e agravantes da celulite, são eliminados. A drenagem dever ser feita com diversos movimentos circulares, bastante precisos e bem suaves.
Benefícios
A linfa, que circula nos vasos linfáticos, é o líquido responsável pela saída do excesso de água e resíduos metabólicos que ficam nos tecidos entre as células. A drenagem linfática torna esse processo mais eficaz, aumentando a oxigenação e estimulando a renovação das células.
Contraindicações
✓ Pessoas com histórico de trombose, câncer, pós-cirurgia de fraturas de grandes ossos e com processos infecciosos não devem se submeter a esta técnica.
✓ Em caso de existência de doenças ou outras situações em que se tenha dúvidas sobre a possibilidade da realização ou não, recomenda-se avaliação médica prévia.
Modela o corpo
Com a circulação sanguínea mais ativada, o corpo passa a não reter certas substâncias e o resultado é a melhora na vascularização, maior resistência imunológica do organismo e também melhora no contorno corporal.
Fim da gordura localizada e celulite
Má alimentação, estresse, falta de atividade física, cigarro e alterações hormonais são quadros que contribuem para o processo de retenção de líquidos. Isso acarreta na má oxigenação do tecido e de todos os vasos, incluindo os linfáticos.
Quando há problemas de circulação da linfa, surge a celulite. A drenagem linfática ajuda a diminuir a retenção de líquidos nessas áreas e, consequentemente, contribui para a redução da tão temida celulite. A massagem pode e deve ser associada a outros procedimentos estéticos e acompanhada de mudanças de hábitos alimentares.
Número de sessões
Inicialmente, são necessárias 2 sessões por semana, até completar 10 sessões. Após esse período, a paciente deverá ser reavaliada.
Consultoria: Maria José Costa, esteticista.
LEIA MAIS:
- Drenagem: faça seu corpo funcionar melhor!
- Exercícios poderosos para combater a flacidez e a celulite
- Celulite: como se livrar dos furinhos indesejados