Quem nunca sentiu vontade de abandonar as madeixas longas e investir nos fios curtinhos? A praticidade e modernidade do visual estão entre as principais vantagens de quem abusa da tesoura! Para te ajudar a se decidir sobre os cortes de cabelos curtos, conversamos com os cabeleireiros Lucy Ávila e Jotha Cunha, que deram dicas e ensinaram qual é o melhor modelo para cada tipo de fio. Confira!
9 dicas para aderir aos cortes cabelos curtos sem medo
Corte para disfarçar a idade
Todo curto rejuvenesce? Depende. As mulheres maduras devem apostar nos curtos, mas para disfarçar a idade, devem fugir do corte com linhas retas, pois além de deixar os fios pesados e sem movimento, “evidencia as linhas de expressão”, explica a hairstylist Lucy Ávila.
Fios grossos
De acordo com a profissional, quem tem fios grossos também pode aderir ao curto. “Mas com cautela, pois nem todo corte harmoniza com esse tipo de fio”, comenta Lucy. Os estilos mais indicados para madeixas espessas são o long bob e o curto médio com franja lateral.
Movimento
Se quiser proporcionar movimento ao cabelo grosso as camadas são indispensáveis quando a ideia é ter fios leves. A sugestão da hairstylist é experimentar um corte em camadas acima dos ombros, mesclando camadas curtas e maiores.
Fios finos
Para garantir movimento em quem tem fios finos, o indicado é fugir de cortes retos e investir nos curtinhos repicados com tesoura, pois a navalha tira o volume dos fios. Apostar no franjão também é um segredinho para disfarçar o cabelo ralo.
Luzes
Como fazer luzes nos curtinhos? Um método sustentável e que evita manchas durante o processo de descoloração, principalmente nos cabelos de comprimento curto, é o Roll Meches Colors, que é uma ferramenta que isola as mechas e tem o mesmo efeito que o papel-alumínio.
Finalização
Para textura extra e madeixas com efeito pós-praia, crie ondas naturais com a prancha, “girando-a numa volta inteira em mechas finas, como se fosse fazer um laço e finalize com shampoo seco ou spray texturizador”, conta Jotha Cunha, embaixador da Lion do Brasil.
Rosto oval
O curto combina com o rosto oval? “O rosto oval é o mais versátil de todos”, revela Jotha. Neste caso, se você deseja um corte mais moderno, opte pelos curtinhos com volume nas laterais, que equilibram com o comprimento mais alongado da face.
Chanel
Agora sobre o corte chanel: “Só não recomendo para o tipo arredondado, pois pode acentuar a forma”, explica o hairstylist. Mas, é um corte adaptável. Para quem tem o pescoço mais alongado e deseja camuflar grandes proporções, as madeixas devem ser cortadas na altura do maxilar, com base reta. Se o caso for pescoço pequeno, opte pelo chanel com um leve desfiado na nuca.
Rosto redondo
Qual o curtinho mais indicado para o rosto redondo? Para não aumentar as maçãs do rosto, vá de long bob. “O corte, por ser mais comprido na frente do que atrás, cria uma linha vertical entre o topo da testa e as pontinhas frontais do cabelo”, conta Jotha.
E aí, o que achou das dicas e truques dados pelos especialistas? Nos acompanhe para mais conteúdo de moda e beleza e prepare-se para arrasar com os seus cabelos curtos neste verão!
Consultoria: Lucy Ávila, hairstylist do Olegario Cabeleireiros, de São Paulo (SP); Jotha Cunha, hairstylist e embaixador da Lion do Brasil, de São Paulo (SP)/ Texto: Redação Alto Astral
Texto: Redação Alto Astral | Edição: Flávia Gonçalves e Mariana Oliveira
Leia também:
- Tendências de cabelo 2021: veja os cortes e cores que irão fazer sucesso
- Como cuidar do cabelo no verão corretamente e evitar fios ressecados
- Receitas caseiras para o cabelo: mitos e verdades sobre os ingredientes