Não dá para negar que as bolsas são um acessório essencial em qualquer tipo de look, independente do seu estilo. Por isso, é muito importante saber como cuidar e conservar as peças no seu guarda-roupa. E, com alguns pequenos truques, é possível limpar e guardar suas bolsas com muito mais facilidade.
Confira as dicas da Juliana Rizo, diretora executiva do Posh My Style, e aprenda agora mesmo a fazer seus acessórios durarem mais tempo e, de quebra, como aproveitá-los ainda mais nas suas produções!
Como limpar suas bolsas corretamente
De acordo com Juliana, antes de qualquer coisa é preciso esvaziar a bolsa para poder limpá-la, retirando todos os seus pertences e descartando aquilo que pode ser jogado fora. “Tire tudo de dentro, inclusive papéis. Sacuda bem e, se tiver um aspirador portátil para aspirar os resíduos, melhor ainda”, recomenda.
Já para limpar a parte de fora é necessário observar de qual material a sua bolsa é feita. “A grande maioria, como as bolsas em verniz, por exemplo, pode ser limpa com um pano levemente úmido em água e sabão neutro. Depois é só secá-la com um pano seco e macio. Porém, alguns materiais requerem mais cuidados, como no caso do camurça, que não deve ser molhado e suas manchas devem ser removidas com escovas especiais”, explica a consultora.
Para manchas mais difíceis, Juliana recomenda sempre procurar um local especializado para a limpeza e evitar o uso de produtos que podem danificar o tecido da bolsa.
Qual é a melhor maneira de guardá-las?
“O mais indicado é guardar suas bolsas em pé, lado a lado, em prateleiras, organizando as mais altas no fundo e as pequenas na frente, assim fica fácil visualizá-las”, explica. Cestos e caixas organizadoras também são boas opções para quem não tem tanto espaço. O importante é que o local seja arejado, seco, que não receba luz solar direta e seja livre de poeira.
Se a bolsa tiver um formato específico, ou seja, não contar com aquele aspecto molinho, uma boa dica é usar enchimentos para manter o formato adequado. Porém, nada de usar jornal: “Nunca utilize enchimentos de papel, que atraem traças. Além dos enchimentos próprios para bolsas disponíveis no mercado, você pode utilizar também travesseiros infantis ou até mesmo aquelas boias de braço infantis para preencher o espaço na bolsa”, explica.
Erros comuns ao conservar as bolsas
Mesmo sendo cuidadosa, muitas pessoas cometem erros ao guardar suas bolsas que podem prejudicar a durabilidade do acessório. Saiba quais são e como evitá-los!
Guardar uma dentro ou sobre a outra
Guardar suas bolsas dessa forma pode danificar tanto o formato quanto o material do qual elas são feitas, já que isso pode fazer com que uma arranhe a outra. Além disso, isso não permite que elas fiquem arejadas como deveriam, o que também é prejudicial para sua durabilidade.
Pendurar por tempo prolongado
Se você tem bolsas com alças delicadas ou muito finas, jamais as deixem penduradas por muitos dias seguidos, pois isso pode deixar as alças marcadas e fazer com que elas percam o formato original.
Guardar em sacos plásticos
O plástico impede que o ar circule, por isso, sempre prefira as sacolas de tule, TNT ou voil. Principalmente no caso das bolsas com aplicações de lantejoulas, miçangas e pedrarias, que devem ser embaladas individualmente para não serem danificadas!
Leia também:
- Dicas de limpeza da casa: truques que vão transformar a sua rotina
- Aprenda 10 dicas de organização da casa dos famosos
- 8 dicas para manter um banheiro pequeno organizado