Você sabe como fazer tie dye? A tendência, que vem ganhando força desde 2015, foi anunciada como destaque durante a Semana de Moda de Paris de 2019. Até agora, ela já se reinventou de diferentes maneiras, ganhando estampas em diversas peças cotidianas.
O desfile da designer britânica Stella McCartney, por exemplo, foi um dos que mais apontaram que o estilo voltaria a ser trend nas estações que seguiriam. Inspiradas no vestuário hippie dos anos 70, as roupas de padronagens psicodélicas e cores complementares tem tudo para compor o nosso guarda-roupa, principalmente em camisetas, camisas e vestidos.
Pensando nisso, nós preparamos um tutorial para você aprender a realizar a técnica em casa, aproveitando aquelas peças que já estão mais velhinhas.
Como fazer tie dye?
Existem várias técnicas que resultam em diferentes tipos de tie-dye. Porém, o efeito marmorizado – que deixa as cores bem misturadas – são preferência da grande parte das pessoas que procuram aprender como realizar o do it yourself em casa. Quem tem usado bastante esse estilo é a cantora e ex-BBB, Manu Gavassi.
Materiais básicos que você vai precisar:
- Camisa
- 3 frascos de tinta de tecido (sugestão: rosa, amarela e azul);
- 250ml de água;
- Elástico (finos de preferência);
- 3 Copos descartáveis.
1° passo
O primeiro passo é diluir, integralmente, cada uma das tintas escolhidas em um copo cheio com 250ml de água. Uma dica é completa-lo com o líquido até a boca do recipiente (caso ele seja do tamanho regular).
2° passo
Diluída a tinta, partiremos para a segunda etapa, que é aquela que precisa de mais cuidado. Nesta fase, você dobrará a camiseta ou a peça de roupa que escolheu de acordo com a textura que deseja. Aqui, nós ensinaremos a técnica de efeito marmorizado, portanto, para isso, amasse as bordas da blusa (como se estivesse arrastando) em direção ao centro. Quando ela tiver formado uma espécie de “montinho” engrunhado, prenda o formato com alguns elásticos.
3° passo
Com as tintas diluídas em mãos, você irá espalhá-las conforme sua preferência em todos os cantos da peça, tomando cuidado para não concentrar muito as cores e prestando atenção se todas as regiões estão sendo pigmentadas para evitar que alguma parte de dentro continue branca. Vire o “montinho” e faça o mesmo do outro lado. Deixe secar.
Dica: Espere secar bem antes de abrir o material e estender. Além disso, confira, também nas instruções da tinta qual o tempo mínimo que deve ser aguardado antes de realizar a primeira lavagem. Assim, você evitará o desbotamento das cores. Por fim, vale ressaltar que, dependendo dos tons escolhidos, eles resultarão em outros por conta da mistura.
Inspirações de peças para fazer em casa!
Leia também:
- Sapato transparente está de volta e não sai do pé das famosas
- 5 maneiras de arrasar com makes básicas para o dia a dia
- Estilo de cada signo: inspire-se no Zodíaco para criar seus looks