A chia é rica em fibras solúveis, gorduras boas e vitamina A, que contribuem para deixar os cabelos hidratados, brilhantes e resistentes. “Ela é indicada principalmente para fios com química, quebradiços, descoloridos e finos”, esclarece a hairstylist Katia Pacheco Barbosa, diretora do Salão Menta Pimenta, de São Paulo. Para potencializar os benefícios no cabelo, a chia pode ser usada diretamente nos fios, misturada a máscaras ou óleos capilares. Mas é possível fazer receitas caseiras com a semente para deixar os cabelos hidratados. Confira!
Receitas para cabelos hidratados
Ingredientes:
- 3 cápsulas (3g) de óleo de chia
- 1 colher (sopa) de óleo de alecrim
- 1 colher (sopa) de óleo de coco extravirgem
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural
- 1 colher (sopa) de mel
Modo de uso: perfure as cápsulas e misture-as com os outros ingredientes. Depois de lavar os fios normalmente com xampu, aplique essa mistura no cabelo. Em seguida, coloque uma touca térmica e deixar agir por 40 minutos. Enxágue. Repita esse procedimento 2 vezes por semana.
SAIBA MAIS:
Qual é a diferença entre hidratar e nutrir?
Dicas para tratar o cabelo castanho, loiro e ruivo
Acabe com os fios quebradiços
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de semente de chia
- 1 copo (200ml) de água
- 1 colher (sopa) de abacate
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de azeite
Modo de uso: coloque a chia na água de um dia para o outro. De manhã, escorra a água e bata as sementes no liquidificador com os ingredientes restantes. Em seguida, aplique a mistura nos cabelos úmidos, deixe agir por 40 minutos e lave. Repita esse procedimento 2 vezes por semana.
Cabelo com brilho e vida
Ingredientes:
- 2 cápsulas (2g) de óleo de chia
- 1 copo (200ml) de água de coco
- 1 colher (chá) de mel
Modo de uso: perfure as cápsulas e misture-as com os outros ingredientes. Lave o cabelo, aplique a mistura nos fios e enxágue em seguida.
Consultoria: Katia Pacheco Barbosa, hairstylist e diretora do Salão Menta Pimenta, de São Paulo, (11) 3673-3861; André Resende, fitoterapeuta e naturopata, de São Paulo, (11) 2976-2763