Cabelo e gravidez são dois assuntos que geram dúvidas entre as gestantes ou mulheres que querem engravidar. Isso porque, o período de gestação, principalmente nos primeiros meses, merece cuidado redobrado, inclusive com as madeixas. Confira os mitos e as verdades sobre a cabeleira das gestantes!
Pintar os fios é contraindicado durante a gravidez
Verdade. De acordo com o dermatologista Ricardo Sousa, qualquer tipo de química deve ser evitado nesse período. “Podem ocorrer má formações nos bebês, choques anafiláticos, queimaduras no couro cabeludo, bem como crises de asma na mulher”, destaca o especialista. Após a 12ª segunda semana de gestação, alguns cosméticos de coloração, como os tonalizantes, são liberados. Mas é importante sempre consultar o médico que acompanha o pré-natal!
SAIBA MAIS
Cuidados com a gestação após os 40 anos
Dicas de produtos de beleza durante a gestação
O que fazer com as madeixas após ter o bebê?
A queda de cabelo aumenta na gestação
Mito. Na verdade, a perda de fios diminui durante os nove meses de gravidez devido às alterações hormonais. Depois do nascimento da criança, percebe-se uma queda mais acentuada nos três primeiros meses após o parto, podendo durar até um ano.
Os fios engrossam nesse período
Verdade. Em geral, ocorre um aumento do diâmetro do cabelo na gestação. Entretanto, em algumas mulheres, pode acontecer justamente o contrário, ou seja, os fios afinarem.
Cabelo e gravidez: as madeixas ficam mais oleosas
Verdade. Em grande parte das mulheres, a produção das glândulas sebáceas do couro cabeludo aumenta e os cabelos ficam mais oleosos. Mas, em alguns casos, pode acontecer o ressecamento da cabeleira.
Texto: Natália Ortega | Consultoria: Ricardo Souza, dermatologista da clínica Bella Derma