Karoline dos Santos de Oliveira, mais conhecida como Karol Conká, é uma rapper curitibana que vem conquistando cada vez mais pessoas por onde passa. Hoje considerada uma das principais representantes do rap feminino no país, Karol mistura o estilo com pop, batidas de funk e batuques de inspiração afro-brasileira.
Toda deslumbrante, ela lançou ontem o clipe de “É o Poder“, inspirada nas divas do pop e nos orixás africanos. Misturando referências como Beyoncé, Lady Gaga, Rihanna e Sia, ela prometeu mostrar que “o poder está nas mãos de quem faz e de quem corre atrás“. Confira!
Mas não é só com “É o Poder” que a Rapper conquistou o público pelo Brasil afora. Confira alguns motivos para amar conhecer ainda mais a cantora!
1. A decisão pela música veio ainda criança
Conká decidiu que gostaria de fazer rap quando ainda era criança. “Eu tive certeza que era isso que queria quando vi a [cantora] Lauryn Hill na capa de um disco. Eu já escrevia, já fazia música, mas foi só quando eu vi essa capa que eu falei para mim mesma que queria fazer rap”, contou em uma entrevista para o Elastica.
2. “Se está incomodado, faça melhor”
No colégio, ela participava de algumas apresentações musicais e de dança. Mas um dia, depois de uma festa na cidade de Curitiba, ela viu um grupo de meninas cantando e não gostou. Questionada por uma amiga, que falou “se você está criticando, faça melhor então”, ela decidiu: “vou fazer mesmo!”. “Uma coisa que eu aprendi é o seguinte: se você está incomodado com alguma coisa, faça melhor ou se retire”, afirma Conká.
3. Foi eleita a segunda melhor música da Copa do Mundo
O grupo de Portugal Buraka Som Sistema convidou Karol para participar de uma música, que se tornou a campanha publicitária da Adidas e também foi eleita a segunda melhor música da Copa do Mundo FIFA 2014 pela Billboard. Não é pra qualquer um!
4. Convida todos os “bondes”
Em 2013, Karol lançou o clipe “Toda Doida“, em parceria com o amigo e produtor Boss in Drama. A música, que foi gravada no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, teve a participação muito especial de dois grupos de dança que bombam na internet: o Bonde das Bonecas e o Bonde do Passinho. A canção também foi escolhida como uma das dez melhores do ano pela Rolling Stone!
5. Cantou com grandes nomes da MPB e do Rap nacional
O primeiro reconhecimento pelo trabalho da rapper foi em 2011, quando venceu o prêmio Aposta VMB. Depois disso, só sucesso: ela já fez participações especiais em shows dos Racionais MCs, dividiu o palco com Marcelo D2, Emicida, Jair Rodrigues e também lançou uma canção com Luiz Melodia.
6. Defende os direitos das mulheres em seus shows
Em seus shows, ela sempre faz discursos sobre feminismo e os direitos das mulheres, muitas vezes levando a plateia à loucura. No festival de música Lollapalooza, na canção “Tombei”, uma de suas mais famosas, ela aproveitou para falar: “Nós, feministas, vamos levar o Brasil para frente. Aceita que dói menos!”, discursou.
7. O show com a MC Carol quase quebrou a internet
Também no Lolla, Karol levou o público à loucura quando anunciou a participação especial na canção. A rapper convidou a funkeira MC Carol para fazer um dueto, reverberando como um dos melhores shows do festival. MC Carol, em seu Facebook, falou sobre a emoção de ter sido convidada: “Se há um ano me falassem que eu estaria no palco do Lolla cantando do lado de outra cantora negra, eu ia rir na cara do maluco!”, escreveu ela.
8. Está sempre defendendo as minorias
Além de discursar pelos direitos das mulheres, Karol está sempre defendendo os direitos LGBT. Em seu Instagram, ela costuma publicar fotografias com frases de apoio!
9. Adora inovar em looks incríveis
Para quem adora mudar de estilo, a rapper pode ser uma grande inspiração! Karol está sempre transformando e colorindo os cabelos, além de inovar em penteados afro incríveis. Como se não bastasse, seu estilo super único é feito, montado e pensado por ela mesma. Segundo ela, a regra é ser livre e feliz!
A photo posted by Karol Conka (@karolconka) on
10. Seu estilo tem uma motivação por trás
Para Karol, o estilo colorido e livre não é apenas uma liberdade de se vestir e se sentir bem. “Acho importante transmitir mensagens de autoestima, e faço isso porque percebo, do meu ponto de vista, que o que mais adoece as pessoas é a falta de amor próprio”, revela ela para a Marie Claire. Além disso, a aposta na autoestima é também um recado para os fãs: “Muitos fãs se sentem representados por mim, que sou uma pessoa fora do padrão, porque não se enxergam na televisão ou nos outdoors”, revela Karol. Amamos!
A photo posted by Karol Conka (@karolconka) on