Grazi Massafera arrasou ao interpretar a personagem Larissa em Verdades Secretas, tanto que foi indicada ao Emmy, Internacional.
Interpretando Larissa, uma modelo veterana que precisa continuar trabalhando para sustentar sua família, mas que ao mesmo tempo não tem uma boa relação com a mãe, ela busca refúgio nas drogas. Faz parte também do chamado “book rosa”, ou seja, modelos que se prostituem.
Entrevista com Grazi Massafera
Como você compôs sua personagem, a Larissa?
Grazi: “De várias formas. O que eu mais percebi, isso todas as vezes, é que o vazio acontece com elas depois que vão pra casa. Na hora do trabalho elas se concentram e tem que pegar o cliente. E o buraco acontece quando elas voltam para casa. Mas nesse processo de composição e de dar vida à Larissa, eu tive coragem de arriscar. Coloquei-me em situações de riscos controláveis, até porque, claro, estou com uma equipe que conheço, que é o Maurinho (Mauro Mendonça Filho), em que fiz a minha primeira protagonista, e Walcyr (Carrasco) que é um sucesso, que só escreve coisas bacanas. Então, é unir isso tudo e com a vontade de fazer uma coisa diferente. E o que mais me agrada na Larissa é a liberdade e exercitar a coragem. Book Rosa é uma coisa muito escondida, velada, ninguém fala, mas ele existe. Falei com garotas de programa, sobre a sensação, a rotina, a volta pra casa e fiquei surpresa com algumas histórias. A sensação é estranha. Cada uma delas têm a sua própria história.”
Na sua época de miss, você recebeu algum convite ou algo parecido?
Grazi: “Não! Isso nunca aconteceu comigo. Só uma vez que me falaram assim, isso logo no início: Nossa, seus olhos brilham até no escuro. Aí eu respondi que minha mãe tinha me falado que quando um olho brilha no escuro é porque é verme (risos). Eu sempre tive esse lado bem humorado e sempre dei um limite. Mas nunca passei por situação constrangedora. Sempre fui muito respeitada, desde a época de miss até agora. Isso é bacana.”
E a cena de nudez, como foi?
Grazi: “É bem diferente do que eu imaginava. É tudo bem ensaiado, muito técnico, tudo muito fake, mas, ao mesmo tempo, é bonito. Eu achei que ficaria mais constrangida, mas não. Ali tem um profissionalismo tão grande de quem está fazendo, que não é tão constrangedor como eu imaginava. Trata-se de uma cena rotineira, tranquila. Mas não vou negar que eu fico um pouco nervosa. Eu ainda não vi a cena e não sei se vou ficar nervosa quando assistir na TV.”
Falando nisso, você costuma assistir as suas cenas na TV? É crítica em relação ao sem desempenho no ar?
Grazi: Eu vejo as minhas cenas e sempre acho ruins. Sou crítica quando vejo as minhas cenas. E quando as pessoas me criticam, eu acho que não criticam tanto assim, porque eu sou bem crítica comigo, até mais que os próprios críticos (risos). Eu acho natural que isso acontece. Quando leio, a primeira impressão é: nossa! Mas depois entendo, passo a digerir melhor, até porque a pessoa precisa dar a nota. Separar o que pode servir para eu melhorar.”
Hoje você lida melhor com as críticas no geral?
Grazi: “Vou ficando mais madura e isso acontece, e é algo que não vai mudar. E se estão falando é porque querem falar.”
Você sempre foi vista na TV interpretando mulheres doces, boazinhas. Agora traz à tona, através de Larissa, temas como nudez, droga, prostituição. Está preparada para viver isso tudo na TV?
Grazi: “Sim! Sinto-me mais madura, faço análise, algo que me ajuda muito, e hoje eu não misturo mais nada. Vivo um momento interessante em todos os sentidos e a palavra desse personagem é coragem. Tudo é um buraco para quem se droga, para quem se prostitui e todos nós temos os nossos buracos. E a novela trata isso, de como você lida com ele no dia a dia, onde você se enfia, como você maquia isso e todos os personagens vão por esse caminho.”
Como mãe, você já pensa em conversar essa realidade com a sua filha Sofia?
Grazi: “Eu já penso em falar com ela, mas até lá a gente vai se preparando. Em algum momento algo do meu coração vai vir e eu vou dizer para a Sofia. Não sei como será, mas vai ser num momento certo.”
Será que alguém vai ficar com ciúmes das suas cenas na novela?
Grazi: “Tomara que sim (risos)! Mas estou solteira. Vamos ver…”
Foi difícil abrir mãe da vaidade para viver Larissa?
Grazi: “Nada! Está sendo uma parte libertadora. Na hora de gravar, acho que não é gravando e sim coragem! Não é fácil e aqui vivo vários assuntos difíceis pra mim e para a sociedade, temas que nós temos contato no cotidiano. Acho que beleza só um detalhe perto de todo esse contexto.”
LEIA TAMBÉM
- O que aprendemos com os personagens de “Verdades Secretas”
- Andressa Urach diz achar linda a comparação com Larissa de “Verdades Secretas”
- Os signos em Verdades Secretas