Tem alguns retalhos em casa e não sabe o que fazer com eles? Aproveite para criar uma linda caixinha organizadora! Os pedacinhos de tecido darão um charme no visual da caixa e, de quebra, você evitará a geração de resíduos e o aumento do lixo.
Além disso, o trabalho manual pode ser uma excelente terapia, ajudando na diminuição do estresse e também na satisfação e ver uma peça produzida por você!
Muitos benefícios, não é mesmo? Então, comece agora mesmo a fazer essa linda caixinha! Nela vamos utilizar a técnica de patch embutido. Veja como é fácil!
Materiais utilizados
- Caixa de MDF
- Retalhos de tecidos de cores e estampas variadas (quadradinhos)
- Tecido rosa com poás pretos
- Tecido marrom com poás amarelos
- Feltro marrom (fundo da caixa)
- Cola branca
- Pincel e rolinho de espuma
- Placa de isopor pluma
- Lixa de unha
- Estilete ou bisturi
Execução
1. Com o pincel, espalhe a cola na tampa da caixa. Cole a placa de isopor e deixe secar.
2. Encape toda a volta e fundo da caixa com o tecido rosa de poás pretos: passe a cola branca com o pincel, passe o rolinho para espalhar bem, cole o tecido e deixe secar.
3. Corte a sobra do isopor pluma bem rente a tampa, risque uma margem de 2cm nas bordas e divida todo o centro em quadradinhos iguais. Faça cortes sobre os riscos e vinque também as pontas, conforme a foto. Observação: as medidas dos quadradinhos irão variar de acordo com o tamanho da caixa de MDF. A do exemplo possui quadradinhos de 3cm x3cm.
4. Passe um pouquinho de cola branca no centro de cada quadradinho, coloque cada tecido sobre o quadrado e vá encaixando nos cortes com um abridor de casas ou agulha grossa. Faça isso em todos os quadradinhos.
5. Para as bordas, corte faixas de 6,5cm pela largura da caixa. Passe um pouquinho de cola na borda do isopor, encaixe o tecido no corte e passe a mão para colar bem. Passe cola na lateral e espalhe a cola com o rolinho. Vire o tecido para baixo, alise com a mão e, com a tesoura, corte as sobras de tecido bem rente as quinas da caixa. Repita este procedimento para os outros lados e espere secar.
6. Na parte de baixo da caixa que já está seca, corte as sobras de tecido com a lixa de unha. Usando o fundo da caixa como molde, corte um quadrado de feltro e cole-o no fundo da caixa.
7. Para finalizar, corte as sobras da tampa também com a lixa de unha. Observação: evite pintar ou usar cola na caixa por dentro se for colocar alimentos.
LEIA TAMBÉM
- Patchwork country: aprenda a fazer uma linda toalhinha de chá!
- Patch apliquê é a nova sensação da moda customizada
- 3 barrados de patch apliquê com retalhos