Muitas pessoas sentem aquela dorzinha chata no dente ao comerem algo muito gelado, quente ou doce, mas nem sempre conseguem entender de onde ela vem e por que ela acontece. A sensibilidade nos dentes, como é conhecida, tem diversas causas. Você sabia por exemplo que fazer atividades físicas que exigem esforço e/ou pressão nos dentes pode causar sensibilidade? Ou ainda que gengivite pode agravar o problema? Confira a seguir, quais são as suas principais causas e por que o problema acontece!
Por dentro do problema!
De acordo com a dentista especialista em dentes sensíveis, Thais Azevedo, existem várias razões geradoras e de agravamento da sensibilidade nos dentes. Confira quais são elas:
Uma pesquisa sobre saúde oral encomendada por Sensodyne ao Kantar aponta que 14% dos pacientes brasileiros que sofrem com sensibilidade nos dentes também sofrem de gengivite
Mais a fundo!
A hipersensibilidade é uma resposta dolorosa, de intensidade variável, a um estímulo que seria incapaz de causar esse sintoma em situação de normalidade. Ela é causada por três principais fatores: escovação excessiva ou agressiva, problemas gengivais e ingestão frequente de alimentos e bebidas ácidas. Em casos mais graves, a dor da hipersensibilidade pode se tornar contínua e acarretar em necrose pulpar, isto é, “morte” do dente. Por outro lado, em casos mais brandos, ela pode desaparecer sozinha, o que pode demorar anos, pois para isso acontecer é necessária a formação de dentina esclerótica ou reparadora.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Thais Azevedo, dentista especialista em sensibilidade dental. Fonte: Sensodyne e Kantar
LEIA TAMBÉM:
- Para não errar na escolha do azeite, confira algumas dicas!
- Consumismo como recompensa: saiba os riscos que isso pode trazer!
- Sucos antioxidantes: blinde sua saúde com a bebida e afaste doenças!