Nunca ficar doente ou ter a saúde perfeita é difícil, mas algumas escolhas que você faz na alimentação podem influenciar bastante na qualidade da saúde de cada fase da vida. Além de consumir legumes, verduras e grãos integrais regularmente, incluir no cardápio outras novas e saborosas opções como o salmão é uma excelente dica. O pescado é reconhecido como um alimento completo por ser rico em gorduras boas, vitaminas e nutrientes essenciais para compor uma dieta equilibrada em todas as fases da vida:
Com alta concentração de ômega-3, o salmão contribui com a saúde dos bebês porque ajuda a promover a formação dos olhos e do sistema nervoso do feto. Na adolescência e juventude, a vitamina B12, presente no pescado, torna-se excelente para manter a concentração e a atenção em alta e incentivar o período de aprendizado do cérebro. Para a fase entre os 20 e os 30 anos, uma dose extra de vitamina E do pescado auxilia na criação de colágeno no corpo, proteína que auxilia no combate à flacidez e torna a pele mais firme e viçosa. O ômega-3 também atua como estimulante natural da serotonina, um neurotransmissor que ajuda a melhorar o humor, regular o sono e aliviar dores.
A partir dos 40 anos, em que as taxas de colesterol e pressão arterial tendem a subir, o salmão pode ser ótimo, já que conta com uma boa dose de potássio, mineral fundamental para a função cardíaca. Dos 50 anos para cima, os cuidados com o coração são ainda mais exigentes e para ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o ômega-3 é um aliado de primeira. Além disso, esta fase da melhor idade pode acarretar na redução e no enfraquecimento dos músculos, o que também pode ser amenizado com a presença do potássio na alimentação.
Leia também:
- 5 mitos e verdades do ômega 3. Confira!
- Peixe fresquinho: saiba os cuidados na hora de comprar
- Consumo de peixes pode prevenir e amenizar os sintomas da depressão