A alimentação saudável é baseada em opções naturais, em que o principal componente é ele mesmo. “Comida saudável é aquela que possui como ingredientes somente o nome dos alimentos. Por exemplo, um suco de uva integral deve conter somente a uva, sem adição de água, açúcares, adoçantes e conservantes”, alerta Thais Villaça, nutricionista.
Quanto menor o rótulo, melhor. E ela faz um alerta: engana-se quem pensa que para seguir uma dieta saudável é necessário gastar além do orçamento. “Todos os alimentos que você precisa, você encontra na feira. Por exemplo: folhas, legumes, frutas e tubérculos”, explica Thais.
“Coma comida, não nutrientes.”
Essa frase pertence ao Guia Alimentar para a População Brasileira, proposto pelo Ministério da Saúde. Significa que, além dos nutrientes, é preciso ficar atento ao alimento que vai a boca. “Ou seja, temos que prestar atenção nas combinações, para que consigamos favorecer a absorção de determinado nutriente”, esclarece a nutricionista. É o caso, por exemplo, do café com leite, popular entre os brasileiros. O leite é excelente fonte de ferro e cálcio, e a cafeína diminui a absorção desses nutrientes. Já a dupla arroz com feijão, além de saborosa, é uma ótima combinação que favorece a saúde.
Saiba mais:
Confira as vantagens dos alimentos antioxidantes
Dicas para aproveitar talos, cascas e sementes dos alimentos
As melhores combinações de alimentos para sua saúde
Classificação dos alimentos
Consultoria Thais Villaça, nutricionista