A queda da temperatura e o ar mais seco são um dos fatores mais característicos do inverno e, com a chegada dele, tudo isso predispõe o aparecimento de mudanças na pele. Vale lembrar que a pele é um órgão cuja função é proteger o corpo de possíveis agentes físicos e químicos que sejam nocivos para o nosso corpo, e quando ela fica ressecada e desidratada, as funções podem ficar comprometidas, levando a diminuição da oleosidade da pele e da sudorese. Então, há algumas maneiras para evitar o ressecamento de pele no inverno. Confira, agora, o que a médica dermatologista Teresa Noviello preparou para você!
Água e falta de hidratação
Foto: Shutterstock
“Banhos quentes também são frequentes, pois aumentam o ressecamento e desidratam a pele, prejudicando a função de barreira que ela exerce”, explica Teresa. Para ela, outra questão afetada pelas baixas temperaturas é a hidratação interna do corpo. Com a diminuição do consumo diário de água, característico dessas estações, a hidratação natural da pele também fica prejudicada.
Ressecamento de pele
Foto: Shutterstock
Alguns ficam mais suscetíveis a surgir neste período do ano. Dermatite seborreica ou atópica são exemplos mais comuns. Esses tipos de dermatites são caracterizados por formarem inflamações na pele que causam principalmente descamação, vermelhidão, erupções e crostas. Elas podem aparecer por uma série de motivos, sendo que baixas temperatura e umidade são os elos comuns. Outro problema, muito mais comum, nesta época do ano é a xerose cutânea. Também conhecida como ressecamento da pele, a xerose nada mais é do que a pele seca e é causada pela falta de água na pele.
Como se proteger?
“A hidratação rigorosa da pele é a principal recomendação para evitar o ressecamento de pele. É preciso manter a ingestão de água em dia, cerca de um 1,5l ou 2l por dia; aderir, para quem não tem costume de usar, ou dobrar o uso de hidratantes corporais; evitar banhos extremamente quentes e duradouros; usar protetor solar, mesmo com o sol aparentando estar mais fraco. Protetor solar é imprescindível para a defesa da pele à radiação ultravioleta; e basear a alimentação em uma dieta saudável, com legumes, verduras e frutas. Uma dica valiosa é ingerir alimentos ricos em água, como melancia, morango, pera, tomate e pepino”, pontua Teresa.
LEIA TAMBÉM:
- Sopa instantânea: como aproveitar a praticidade de forma saudável
- Receitas de canja para o inverno: aposte nelas e afaste os problemas de saúde!
- Como evitar a gripe: dicas para dar adeus aos sintomas da doença
- Veludo cotelê: veja como usar o tecido do inverno nos seus looks