Se por um lado a positividade faz a vida ser mais agradável, por outro, o pensamento negativo pode dificultar a vivência. “Pensamentos negativos tornam a vida mais amarga, para si e para as pessoas que estão em volta. Uma pessoa que não consegue encontrar o fundo do túnel, que desiste logo de primeira, que só procura um caminho, se lamenta e reclama da vida vai ter dificuldades na relação com outro semelhante”, destaca a psicopedagoga Edith Rubinstein.
Além do convívio com colegas de trabalho, familiares, amigos e companheiros ser afetado – afinal, ninguém gosta de um rabugento por perto – pensar sempre de forma negativa dificulta a realização dos objetivos, como os profissionais.
Ora, se não vai dar certo mesmo, por que se esforçar para fazer? “Alguém que só reclama, só vê os aspectos negativos, tem dificuldade nos relacionamentos e não convida a uma parceria, mesmo em um trabalho de grupo”, completa a psicopedagoga.
Mas veja bem: afastar pensamentos negativos não significa que é preciso não enxergar o lado ruim das coisas. Ser realista em alguns momentos é necessário, o que não é legal é focar sempre em que nada dará certo.
Mas positividade é a resposta para tudo?
Se pensar positivo atrai tudo que quero, então terei toda a fortuna do mundo? Calma, lá. É importante não esquecer que só por ser otimista não significa que você se tornará um ímã de dinheiro e ouro. Além disso, é importante não se cobrar tanto.
A ideia de que se pode ultrapassar qualquer barreira e conquistar qualquer objeto gera ansiedade que por si só traz diversos outros problemas, como insônia, taquicardia, nervosismo e assim por diante. Nem sempre é possível conquistar o que quer. A melhor maneira de evitar a desilusão é não criando expectativas impossíveis e admitindo a condição humana de finitude, fraquezas e limitações.
LEIA TAMBÉM
Texto e entrevista: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador
Consultoria: Edith Rubinstein, psicopedagoga