Elas existem nos mais variados sabores, texturas, tamanhos e cores e estão em toda parte: em saladas, doces, temperos, refeições e sucos. As frutas são garantia de uma dieta recheada de vitaminas e nutrientes. O ideal é consumir cerca de três unidades ao dia, em complemento às principais refeições.
Reforço para a saúde
A grande maioria das frutas possui vitamina C, o que já garante por si só por um reforço no sistema imunológico, protegendo o organismo contra uma série de doenças. Propriedades antioxidantes e anticancerígenas também estão presentes em muitos desses alimentos, que podem combater o estresse, a depressão, o colesterol, o diabetes, a hipertensão e diversos outros distúrbios. “Os minerais são os reguladores do nosso organismo, responsáveis pela constituição e pela ação de enzimas e hormônios, além de funções estruturais (por exemplo, cálcio e fósforo, que atuam na formação dos ossos e dentes).
Já as vitaminas são os nutrientes que regulam as funções do organismo. Além da função de transporte, as lipossolúveis – ou seja, aquelas que se dissolvem em gordura – (A, D, E e K), por exemplo, transportam esses elementos. Elas devem estar presentes na alimentação diariamente e sua deficiência resulta em diversos transtornos à saúde”, afirma a nutricionista Andréia Gomes.
Dieta balanceada
É difícil encontrar uma sobremesa gostosa e que não engorde? Nem tanto se você tiver ao seu lado uma boa variedade de frutas. A grande maioria desses alimentos possui um número bem baixo de calorias, além de algumas, como a banana, que inibem o apetite, e outras, como o abacate, que são muito recomendáveis para o treino.
O grau de satisfação na hora daquele lanchinho ao trocar um alimento gorduroso como chocolates e biscoitos recheados por uma fruta é o mesmo, mas com a diferença da garantia de algumas calorias a menos.
LEIA TAMBÉM:
- Conheça os benefícios da uva e suas propriedades antioxidantes
- Conheça os benefícios da laranja-vermelha!
- Açaí protege contra o câncer de mama e blinda o coração
Consultoria: Andréia Gomes, nutricionista
Texto: Redação Alto Astral