O estilo de vida minimalista prega, entre outras ideias, que é possível consumir menos e limitar os excessos no guarda-roupa e nos objetos de casa. A proposta é que, ao reduzir os excessos, você abra mais espaço na vida para ter mais tempo de qualidade para conquistar objetivos e compartilhar bons momentos ao lado de quem ama.
Alto Astral conversou com Anna Battistelli, consultora de imagem e estilo pessoal, e com a arquiteta Jéssica Nunes, parceira da Ideia Glass, que dão algumas dicas para quem deseja começar a implementar o minimalismo no dia a dia. Confira!
Moda: aposte no armário cápsula
Na moda, por exemplo, “menos é mais” vale para quase tudo e pode ajudar a te dar um toque especial nas combinações de roupas e acessórios, além de transmitir um ar de praticidade e simplicidade.
Montar um armário cápsula é o primeiro passo para isso. Para quem nunca ouviu falar nesse termo, o armário cápsula consiste numa quantidade limitada de peças selecionadas e dinâmicas para o dia a dia. Normalmente são utilizados 37 itens de roupas para cada combo de estações: primavera/verão e outono/inverno. Assim é possível se livrar de excessos tanto em relação à informação dos looks quanto em volume no armário. Nesse esquema de organização o ideal é investir nas peças soltas para formar duplas (blusa e calça, por exemplo), que podem ser reaproveitadas em diversas ocasiões. Veja algumas ideias para compor o armário cápsula:
Acessórios: cinto, sapato e bolsa que mudam automaticamente a proposta de um mesmo look.
Peças lisas: o ideal é ter mais peças lisas do que estampadas e definir uma cartela de cores que se combinem com facilidade.
Entenda o que veste bem em seu corpo: repare nas opções que mais gosta de vestir e valorize seu estilo pessoal.
Decoração minimalista
Algumas regras que valem para o guarda-roupa também podem ser adaptadas na escolha da decoração do lugar que você passa a maior parte do tempo: sua casa. Quando a decoração é minimalista, ela dá um toque de limpeza e aconchego ao mesmo tempo. Evitar excessos é o primeiro passo para compor um estilo minimalista. Cores sóbrias e materiais naturais podem ajudar a dar essa sensação “clean”, ao mesmo tempo em que poucos itens de décor, bem posicionados, são o suficiente para deixar o lar bonito.
Principalmente no home office, é fundamental unir elementos que deixem o dia mais leve, sem aquela sensação de espaços atulhados e desorganizados. Por essa razão, a arquiteta Jéssica Nunes diz também que investir nas aberturas de janelas para levar iluminação natural pode trazer essa leveza. Ou seja, com poucos detalhes é possível chegar a uma decoração minimalista.
Fontes: Anna Battistelli, consultora de imagem e estilo pessoal na empresa Stylist Brasil, e Jéssica Nunes, arquiteta parceira da Ideia Glass.