Connect with us

O que você está procurando?

Além de trazer diversos benefícios para a saúde, meditar tem o poder de melhorar diversas capacidades cerebrais. Saiba mais!
- FOTO: Shutterstock.com

Meditar melhora suas capacidades cerebrais. Saiba mais!

Além de trazer diversos benefícios para a saúde, meditar tem o poder de melhorar diversas capacidades cerebrais. Saiba mais!

Durante a prática da meditação, a atenção ao momento presente traz a sensação de relaxamento. Desligar-se das preocupações persistentes (geralmente relacionadas a ruminação de receios passados ou futuros) é fundamental no bem-estar. Variadas pesquisas já apresentaram os benefícios a curto e longo que meditar proporciona.

A neurologista e professora de meditação Denise de Castro Menezes explica que meditar “fortalece nossa capacidade de concentração, aumenta a atividade em áreas relacionadas com afeto positivo e equilibra nosso sistema imunológico”.

mulher sentada grama meditar

FOTO: Shutterstock.com

Contudo, quais mudanças neurais proporcionam esse estado? De acordo com Denise, esses efeitos são fruto de um rearranjo das sinapses dos neurônios, o que, em última análise, implica em uma atividade química sináptica. “A meditação promove uma mudança na plasticidade cerebral que nos favorece”, explica.

Em torno das variações químicas que ocorrem ao meditar, está envolvida a liberação de substâncias específicas, que, segundo o neurologista Martin Portner, podem se intensificar ou se restringir. “A meditação promove alterações químicas de grande impacto. Neurotransmissores desejados, como é o caso da serotonina, o chamado hormônio da felicidade, têm liberação aumentada; outros, menos desejados, como o cortisol, têm sua produção diminuída”, reitera o neurologista.

Como se não fosse o bastante, uma pesquisa da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, mostrou que, durante exercícios de ioga (prática similar, que trabalha também a estrutura corporal), a atividade do ácido gama-aminobutírico (GABA) aumenta consideravelmente. O composto é um importante neurotransmissor do cérebro, ligado à produção do efeito calmante, que é induzido por remédios como o diazepam (Valium).

Assim, Portner explica que essa sensação de calma, antes atingida por meio de, por exemplo, medicamentos da classe dos benzodiazepínicos, “pode ser obtida mediante a meditação através de um processo interno totalmente natural”, finaliza.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Angelo Matilha Cherubini/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Denise de Castro Menezes, neurologista e professora de meditação; Martin Portner, neurologista

Advertisement

Moda & Beleza

Especialistas em corte de cabelo afro indicam um estilo de corte para fios curtos, médios e longos e dão dicas de finalização!

Moda & Beleza

Penteados ideais para quem tem rosto no formato quadrado, oval, redondo e triangular. Saiba também o que deve ser evitado em cada tipo de face!

Moda & Beleza

Livre-se do bad hair day: dicas de produtos, penteados e acessórios para evitar e contornar aqueles dias em que o cabelo levanta de mau humor

Moda & Beleza

Dicas dos hairstylists Maurício Martins e Roberto Martins para cuidar dos fios na estação mais quente do ano, e as tendências para os cabelos no verão 2017!

Moda & Beleza

Quer trocar a cor dos cabelos mas tem medo de agredir os fios? Confira nossas dicas para ficar linda sem arruinar as madeixas

Moda & Beleza

Coco, argan, macadâmia... Diversos óleos naturais são usados em tratamentos para o cabelo, mas você sabe como usá-los no tratamento dos fios? Confira!

Moda & Beleza

Entre tantas opções para mudar os cabelos, existem uma coloração ideal e que mais combinam com você, levando em conta o tom de pele e a idade

Moda & Beleza

Os cabelos com cachos nunca estiveram tão em alta! Saiba cuidar dos fios ondulados para deixá-los ainda mais incríveis e invista na sua beleza natural